Tornando-se uma tendência em todo o mundo, as tatuagens de aliança são uma forma de simbolizar e celebrar uma parceria ou um amor eterno. E quando se trata de casamento, cada vez mais surgem inovações e elementos diferenciados para homenagear a união.
Hoje em dia, muitos noivos estão se decidindo por não utilizar as tradicionais alianças de compromisso, mas sim tatuar o dedo anelar com algo que representa o amor do casal. Confira neste artigo os benefícios que essa alternativa promove e os cuidados que devem ser observados.
As vantagens que as tattoos apresentam
Enquanto alguns apaixonados preferem simular alianças comuns em forma de tattoo, outros optam por emblemas que possuam um significado mais específico, como o símbolo do infinito. Datas de casamento e outras referências também são usuais, assim como é comum que essas tatuagens sejam feitas em outras regiões do corpo, como nos polegares e pulsos, no peito – próximo ao coração – e no pescoço.
O fator mais interessante de realizar tatuagens para expressar o amor entre duas pessoas é a versatilidade que essa arte oferece. Se as alianças de compromisso são limitadas a modelos e espessuras diferentes, as tatuagens, por sua vez, permitem uma infinidade de maneiras criativas de evidenciar esse laço amoroso.
Outra vantagem das tattoos em comparação com as alianças convencionais está no valor e na segurança. Em média, as tatuagens custam menos do que as alianças de casamento, além de não haver a possibilidade de serem perdidas, visto que são marcadas na pele. Além disso, há profissões que oferecem o risco de ferimentos quando as jóias são utilizadas durante as tarefas de trabalho, o que não acontece com as tattoos.
As principais cautelas para se atentar
Ao optar por tatuar a pele em vez de utilizar as alianças, o casal deve ter ciência que a remoção da tinta é extremamente difícil e dolorosa – em especial nos dedos e no pescoço. Dessa forma, é fundamental ter plena convicção do que será tatuado e da validade do vínculo entre ambos, afinal, trata-se de algo permanente no corpo.
Outro detalhe que deve ser observado é a nitidez do desenho em determinadas regiões do corpo – os dedos e as palmas das mãos são locais onde a pele é mais fina e vulnerável a modificações causadas por impactos, arranhões e machucados. No caso das mãos em si, o hábito constante de lavar a louça e cozinhar, por exemplo, pode afetar diretamente na tatuagem, fazendo com que ela ganhe falhas com o tempo e torne necessária a realização de alguns retoques.
Veja abaixo alguns exemplos de tatuagens utilizadas como forma de simbolizar a união de casais ao redor do mundo: