No mundo das tatuagens, muito se fala sobre as sessões de retoque das artes, mas qual a verdadeira necessidade de retocar a tattoo? Tatuagens são de fato artes definitivas e permanentes no corpo, apesar de hoje em dia existirem métodos e técnicas para remoção delas sendo aprimorados a cada ano. Mas ninguém faz tatuagens pensando em removê-las, e é para isso que surgem as sessões de retoque.
Independente da arte escolhida, é muito importante lembrar que a vivacidade das cores é um dos principais pontos de uma tatuagem. E quanto mais criatividade, grau de detalhamento e complexidade a sua tattoo tiver, maior será a necessidade de retoque, afinal, retocar nada mais é do que adicionar uma nova finalização à arte da tatuagem, que naturalmente vai perdendo o brilho e o contraste com o tempo.
As cautelas para retocar uma tattoo
Embora o retoque seja como dar uma vida nova a uma tatuagem que você já possui, vale ressaltar que o processo, em muitos casos, é praticamente fazê-la do zero, pois o tatuador realiza um trabalho de reforma da arte por meio de sessões convencionais, utilizando técnicas comuns com a agulha de tatuagem. Por conta disso, após retocar uma tattoo, todos os cuidados durante a cicatrização permanecem, proporcionando um aspecto visual renovado e contrastado como o de uma tattoo inédita no corpo.
No entanto, nem sempre será necessário restaurar a tatuagem por completo, e é por isso que detalhar as suas insatisfações com a tattoo se torna fundamental para determinar o que é preciso fazer nela. Caso você seja um tatuador, lembre-se que se não prestar atenção no que o cliente diz, correrá o risco de mexer em detalhes onde ele não gostaria, causando grandes consequências.
Mas o que precisa ser retocado?
O retoque da arte feita no seu corpo será efetuado pelo tatuador após ele ouvir o motivo de você estar insatisfeito com o atual aspecto visual da sua tattoo – se é com a qualidade dos traços ou com o baixo brilho das cores, se o sombreamento não ficou conforme o esperado, entre outros fatores. Talvez você queira reformar uma arte que está há 20 anos em sua pele, ou então apenas deseja reforçar o brilho e o contraste de alguns detalhes de uma tatuagem feita há menos de um mês.
Muitas vezes, por mais que o trabalho do tatuador tenha sido excelente, ocorre a necessidade de fazer uma ou mais sessões de retoques, pois o processo de cicatrização após a tatuagem em si costuma variar de um indivíduo para o outro. Além disso, a coloração e a definição dos traços da tattoo perdem resolução e intensidade após alguns anos, sendo este mais um dos motivos para realizar o retoque.