Você sabia que a caspa também pode ocorrer na barba? Apesar de menos frequente do que no couro cabeludo, a caspa pode aparecer de diferentes formas na barba, como por uma descamação excessiva da pele e pela falta de umidade na região do couro. Como os fios da barba ressecam com maior facilidade, quanto maior eles forem, mais ressecadas ficam suas pontas — isso porque a pele do rosto não consegue alcançar o fio inteiro para hidratar.
Com a falta de hidratação nos fios da barba, a caspa pode surgir com maior facilidade em algumas situações, como pouca higiene nos pelos, clima seco, estresse, excesso de água quente, disfunção hormonal, entre outras. Também conhecida como dermatite facial, a caspa na barba apresenta alguns sintomas fáceis de identificar, tais como coceira, irritação no couro e vermelhidão na pele.
Como nem todos os homens sabem que a barba necessita de maiores cuidados para evitar esse tipo de problema, reunimos algumas dicas essenciais neste artigo que certamente irão ajudar a evitar o surgimento ou eliminar a caspa da barba.
Dicas para prevenir ou combater a caspa na barba
Hidratação: A primeira dica não poderia ser outra! A hidratação é a principal solução para evitar o surgimento de caspa na barba. Portanto, ao menos duas vezes por dia hidrate os fios da barba e a pele por baixo completamente, fazendo o uso dos óleos desenvolvidos para o tratamento dos pelos do rosto.
Higienização adequada: A limpeza é um dos principais fatores que contribuem para manter a boa saúde da barba (e de todo o resto do corpo, claro). Dessa forma, é muito importante manter a barba higienizada, evitando o acúmulo de sujeiras, fungos e bactérias. No entanto, como shampoos para cabelo e sabonetes comuns podem deixar os pelos ainda mais ressecados, evite-os — há no mercado diversos produtos desenvolvidos especificamente para a limpeza da barba.
Secagem: Seque completamente sua barba após higienizá-la, mas evite secador em temperaturas quentes para não ressecar e desidratar novamente a pele e os fios.
Esfoliação: Para remover as células mortas da pele e permitir o crescimento saudável dos fios em sua barba, utilize um esfoliante facial pelo menos duas vezes por semana. Assim, os pelos não irão encravar ou inflamar enquanto crescem, além de também evitar irritações na pele.
Não passar as mãos na barba: Como as mãos são a forma mais fácil de passar oleosidade, fungos e bactérias para outros locais do corpo, evite tocar em sua barba, embora também seja fundamental higienizar as mãos com certa frequência.
E se mesmo assim não der certo?
Apesar de não ser um problema tão sério, a caspa pode ser causada por um fungo, e com a aplicação correta de cremes fungicidas específicos é possível se livrar do problema com maior agilidade. Mas caso a caspa se manifeste em sua barba ou cabelo e você não consiga se livrar dela, é imprescindível procurar a ajuda de um dermatologista.
Vale ressaltar que os produtos fungicidas também devem ser indicados por um profissional da área por meio de diagnósticos em uma consulta.