Sejam as barbas longas ou curtas, grossas ou finas, é fato que elas deixam muitos homens mais atraentes, além de estarem voltando cada vez mais à moda. Mas não é só isso que diz respeito aos pelos que preenchem os rostos masculinos – algumas pesquisas comprovam que homens com barba possuem algumas vantagens de saúde se comparados aos que não possuem pelos no rosto.
Menos envelhecimento e riscos de câncer
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, homens barbudos atraem menos raios UV, reduzindo significativamente o processo de envelhecimento e o risco de desenvolvimento de câncer de pele.
O que ocorre é que a barba se torna uma armadura que oferece uma eficácia contra a famosa radiação ultravioleta. Por outro lado, não são todas as barbas que apresentam essa proteção, pois é necessário que ela seja completamente cheia e grossa para ser um obstáculo eficiente.
Isolamento natural contra alergias e doenças
Quanto mais tempo você cultivar uma barba no rosto, mais ela poderá oferecer proteção contra alergias e outros problemas. Isso é o que sugere uma pesquisa realizada pela YorkTest Laboratories. Na prática, os pelos faciais agem similarmente aos pelos do nariz, retendo as impurezas que prejudicariam a sua saúde caso elas entrassem no corpo.
Contudo, deve-se ressaltar que a barba pode apresentar um efeito oposto caso ela não seja higienizada constantemente, pois à medida em que os fios acumulam poluentes eles param de agir como uma barreira preventiva e passam a atuar como um depósito de partículas e alérgenos que induzem uma reação alérgica. O mesmo vale para a retenção das bactérias que podem causar doenças graves no corpo.
Por fim, os homens que possuem barba cheia no rosto não são apenas mais atraentes, mas também possuem uma probabilidade muito maior de serem mais saudáveis. É importante mantê-la sempre higienizada para que possa ser uma proteção natural contra o envelhecimento, além de permitir que o rosto fique hidratado e saudável.