O mundo das tatuagens é recheado de estilos e técnicas, e é comum surgirem dúvidas quanto às características de cada um deles no momento de escolher por uma nova arte para o corpo. Sendo dois dos estilos mais solicitados aos tatuadores, o Old School e o New School possuem algumas similaridades, mas na prática são bem distintos um do outro.
Old School
O nome Old School significa “antiga escola”, mas sua tradução literal é “velha guarda”. Esse estilo é considerado o mais tradicional das tatuagens ocidentais, onde os marinheiros, piratas, fuzileiros navais e rebeldes foram pioneiros em aderir às artes corporais por meio de desenhos de âncoras, cordas, facas, caveiras, entre muitos outros que se tornaram populares no mundo inteiro no decorrer dos anos.
Com surgimento entre as décadas de 1920 e 1930, o Old School não sofreu muitas alterações em termos de características, mas os desenhos em si costumam ser mais diversificados atualmente. Entre as principais particularidades que permaneceram intactas, destacam-se as cores menos vibrantes que proporcionam um aspecto mais envelhecido à arte, bem como contornos e traços grossos na cor preta e uma paleta que contempla as cores amarelo, azul, verde e vermelho.
Essas tatuagens podem ser feitas em diferentes tamanhos, mas na época em que surgiram elas costumavam ser grandes e com linhas ainda mais grossas para que se tornassem nítidas e durassem bastante tempo.
New School
Em tradução livre, New School significa “nova escola” e marca uma evolução das tatuagens Old School. Surgido na década de 1960, nos Estados Unidos, ele passou a ganhar mais interesse pelos jovens após o país vivenciar um surto de hepatite, que contribuiu diretamente na adoção de uma nova legislação e regras sanitárias para a realização de tatuagens.
Embora o New School reaproveite algumas características do Old School, como os traços grossos, ele possui muitas diferenças – como o uso de sombreamento e cores mais vibrantes, o aspecto tridimensional na pele e os desenhos que agora são inspirados nos famosos grafites e no movimento artístico Pop Art.
Apresentando um tom mais caricato e com desenhos que se assemelham a charges, é comum ver tatuagens em New School que reproduzem personagens conhecidos de quadrinhos e desenhos animados.
Conclusão
Opinião e gosto são coisas totalmente particulares, e isso ninguém pode mudar. Mas é interessante ressaltar que o estilo New School possui algumas vantagens em relação ao Old School, como sua grande versatilidade – uma vez que permite abordar desenhos inspirados em qualquer objeto, figura, personagem ou conceito. Por outro lado, o Old School mantém sua característica tradicional de design com formas e linhas simples que o tornam único e bastante polido, agradando a muitos fãs de tatuagens.