O fato do Brasil ser um dos maiores consumidores de cerveja no mundo não é novidade. Segundo o último levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o país atingiu um número considerável de cervejarias em 2019 (pouco mais de 1.200), além do registro de mais de 300 novas fábricas desde então. Dessa forma, é natural que surjam novas demandas e oportunidades para os cargos de Mestre Cervejeiro e Sommelier de Cervejas.
Mas quais são as diferenças entre as profissões? Apesar de abordarem assuntos em comum, elas possuem suas particularidades – em relação às atribuições, por exemplo, elas são bem distintas. Confira neste artigo o que as diferenciam e porque elas são fundamentais para o mercado cervejeiro.
Mestre Cervejeiro versus Sommelier de Cervejas
Acima de tudo, há uma regra geral para ambos os cargos: a paixão pela cerveja. É preciso muito mais do que simplesmente gostar da bebida – estudo, curiosidade, paciência e disciplina são itens prestigiados em qualquer profissão, no entanto, no segmento cervejeiro eles são cruciais, uma vez que há o envolvimento com a produção e a venda de uma das bebidas mais consumidas e apreciadas no mundo.
Mestre Cervejeiro
Para atuar como um Mestre Cervejeiro, é imprescindível dominar todos os processos de produção das cervejas e chopes. Como se trata de uma profissão que exige conhecimento técnico em questões de microbiologia, bioquímica, agronomia, análises de produtos, entre outros assuntos, é normal que muitos profissionais desta área possuam formação superior em Engenharia.
Entre as principais atribuições de um Mestre Cervejeiro, destaca-se a elaboração de receitas desde a seleção das matérias-primas. A coordenação da fabricação até o momento de envase, o controle de qualidade e a distribuição do produto final também fazem parte do cotidiano do profissional.
Como o Mestre Cervejeiro é responsável pela supervisão da produção da bebida, ele deve garantir que cada latinha ou garrafa possua o mesmo gosto, apesar das dificuldades que essa tarefa apresente. Isto nada mais é do que um alinhamento dos perfis sensoriais dos maltes, lúpulos e outros componentes da bebida.
Sommelier de Cervejas
O Sommelier, por sua vez, é o profissional que deve ter uma excelente comunicação, afinal, suas principais responsabilidades são a interação com o consumidor final e a venda de cervejas para públicos dos mais variados gostos e estilos.
Considerando que o Sommelier deve ter conhecimento profundo em relação às características específicas de cada tipo e estilo de cerveja, é necessária a sua qualificação na área por meio de cursos. Além disso, é muito importante que ele faça bom uso do vocabulário e do idioma, podendo se comunicar com os clientes e apreciadores de cerveja com a melhor conduta possível.
Entre as principais atribuições de um Sommelier, estão a elaboração da carta de bebidas de bares e restaurantes, a recomendação de harmonizações e serviços das cervejas, a orientação aos clientes nas ocasiões de compra ou consumo da bebida e até mesmo a contribuição na criação de novos rótulos para cervejarias, importadoras e distribuidoras – na prática, seu âmbito de trabalho é bastante diversificado, diferentemente do Mestre Cervejeiro que atua apenas nas fábricas.
Vale lembrar que é comum também a presença de Sommeliers de Cervejas como jurados em competições nacionais e internacionais, na organização de eventos de degustação e harmonização, na realização de consultorias para empresas e treinamentos de equipes.
Conclusão
Nota-se que tanto os Mestres Cervejeiros quanto os Sommeliers possuem uma grande importância para o segmento da bebida. E trabalhar com algo que você gosta e aprecia é benéfico em diversos aspectos na vida – na carreira, por exemplo, provavelmente terá condições de manter um foco muito maior e obter ainda mais motivações e estímulos para trabalhar. Consequentemente, isso lhe permitirá extrair um alto potencial com facilidade para aperfeiçoar-se e elevar a performance em suas atribuições.