Ainda bem que os tempos mudaram! Agora, envelhecer com uma tatuagem não é mais motivo de preconceito. E o tatuado também tem opção de removê-la ou não. Mais um motivo de orgulho ainda para quem escolhe permanecer com a tatuagem até o fim da vida.
E ainda há casos em que a tattoo combina muito bem com o período da vida que é a velhice. Elas podem ficar bem adequadas à barba, aos cabelos brancos, aos óculos, e podem muito bem deixar você um velhinho ou velhinha super estilosos!
Pesquisadores da Universidade do Alabama, nos EUA, acabaram de dar mais um motivo para quem pensa em fazer uma nova tatuagem. De acordo com o estudo, o corpo reage melhor cada novo desenho feito na pele. Com a melhora das respostas imunológicas, o organismo todo fica menos suscetível a novas infecções, evitando o surgimento de novas doenças. Mas só vale para quem tem mais de uma tatuagem no corpo.
Usando a analogia da equipe, fazer tatuagens é parecido com malhar. Na primeira vez o corpo não está acostumado e se sente enfraquecido ao exercício, da mesma forma que fica exausto ao ser “contaminado” por um agente externo. Porém, ao repetir o processo, a resistência aumenta. Foi o que perceberam ao analisar o organismo de um grupo de voluntários acompanhados durante a sessão. Os cientistas também avaliaram quantas tatuagens a pessoa já tinha e a duração da aplicação da tinta na pele.
Para completar a pesquisa analisaram a quantidade de um anticorpo chamado imunoglobulina A e do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, na amostra de sangue. Eles notaram que os níveis da imunoglobulina caem menos a cada nova tatuagem, ou seja, a proteção do corpo se fortalece cada vez. Apesar do resultado, a pesquisa foi feita com um grupo reduzido: 24 mulheres e 5 homens. Mas isso não impede você de usá-la como desculpa para fazer mais uma tatuagem.
Quando se faz uma tatuagem é normal pensar como ela ficará no futuro. A presença de rugas em meio aos desenhos gravados na pele anos antes acaba passando despercebido.
Muitas pessoas, hoje mais idosas, tiveram seus momentos onde desejavam ter a pele tatuada. As mesmas tatuagens de antes não possuem a mesma nitidez por conta do tempo, mas ainda assim possuem seu charme próprio.
Fonte: Revista Super Interessante
Olá Felipe, muito obrigada. Continue nos acompanhando e nos envie suas sugestões de artigos. Abraço.
gostei do site parabéns pelo trabalho
Olá Marly, obrigado pelo seu comentário. Continue acompanhando as nossas publicações e sempre que desejar nos mande suas sugestões e críticas. Até mais. Ótima Páscoa !!!
Não sei se há publicações como esta no mercado, mas achei que a matéria está muito bem elaborada.
Obrigado Silvana, continue acompanhando as nossas postagens e sinta-se a vontade para nos mandar críticas e sugestões. Ótima Páscoa!
A revista é interessante e traz muitas curiosidades. Para quem gosta de sempre ter novos assuntos para comentar com amigos é uma pedida.