ORIGEM DAS DAMAS TATUADAS

Eram mulheres no século XIX que se apresentavam em circos exibindo seus corpos tatuados, esse quadro do circo era intitulado de Side Show de forma secundário aos espetáculos de circo assim como o show de horrores (“Freak
Show”) na parte em que se apresentavam pessoas e animais com anomalias
Nessa categoria entrava pessoas com:
Deformidades corporais: anões, gigantismo, gordos (as), magérrimos, pessoas com problemas mentais, e “pessoas com corpos tatuados“.

Esses shows de exibição, duraram algumas décadas, então o número de mulheres era considerável para a época e algumas possuem estórias bem peculiares. No Circo esse estilo da apresentação das tatuagens foi iniciado com os homens tatuados que eram marinheiros que contavam estórias, dizendo que foram capturados por selvagens e obrigados a se tatuarem. Toda essa forma de se apresentarem no circo foi 80 anos antes das mulheres, porém por terem uma vantagem na sensualidade as suas apresentações roubavam a cena masculina. Elas contavam estórias dizendo que eram obrigadas pelos maridos e pelos pais a se tatuarem contra a sua vontade, por esse motivo começaram a fazer mais sucesso nas principais atrações principais desses circos e passaram a ganhar mais que os homens.

PRINCIPAIS DAMAS TATUADAS

Nora Hildebrandt nasceu em 1850 e foi a primeira mulher tatuada a se apresentar. As tatuagens não eram populares como hoje em dia; elas eram consideradas tão diferentes que as pessoas até pagavam para ver. O tatuador de Nora era ninguém menos que seu próprio pai. Ela tinha mais de 365 tattoos.

Nora Hildebrandt . 1880

Lady Viola, nascida como Ethel Martin Vangi, em 1898, em Covington, Kentucky. Era mais conhecida como “a mulher tatuada mais bonita do mundo”. Viola se apresentava no Ringling Bros circo e alguns museus populares, trabalhou até os seus 73 anos e faleceu em 1977.

Lady Viola

Emma DeBurg, nascida Emma Kohl, foi uma famosa Dama Tatuada e considerada uma obra prima do tatuador Samuel O’Reill. Os temas das suas tatuagens eram religiosas, em sua maioria e patriotas. (Emma continha uma santa ceia em suas costas). Viajou pela América com seu marido, Frank DeBurg e partiu para Europa em 1887, sem a companhia de seu marido, onde construiu carreira até 1898.

Irene Woodward foi uma dama tatuada que trabalhou na década de 1880 e viajou pela Europa. Em seus shows, ela seguiu o caminho diferente das outras Damas Tatuadas, ela contava que a opção de tatuar o corpo foi dela mesma e quem a tatuou foi seu pai. Irene se casou, teve um filho e faleceu aos 53 anos em 1915.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *