Grupo HEINEKEN lança nova versão de sua experiência imersiva de consumo equilibrado para que os colaboradores sejam embaixadores do tema

Com metodologia exclusiva, o WeLab by HEINEKEN ganha versão 100% online e voltada a jovens colaboradores, visando incentivar mudanças positivas de comportamento em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, convidando-os a refletir sobre a vida.

São Paulo, setembro de 2020

Olhando cuidadosamente para a saúde mental e física de seus colaboradores, o Grupo HEINEKEN no Brasil, segunda maior cervejaria do País, transformou sua experiência de consumo equilibrado de álcool em uma versão totalmente digital, com a edição aberta, pela primeira vez, ao seu público interno. Focado em jovens de 18 a 24 anos, o WeLab by HEINEKEN possui uma metodologia exclusiva da companhia e convida os participantes para uma conversa sobre a vida para, então, abordar a relação com a bebida alcoólica.

Esse projeto faz parte da plataforma Day After Project, que trabalha iniciativas para incentivar mudanças positivas de comportamento dos consumidores em relação ao consumo de álcool.

Por meio de encontros, agora virtuais, o WeLab by HEINEKEN possui uma proposta imersiva com metodologia focada em promover habilidades socioemocionais e empreendedoras por meio do autoconhecimento e desenvolvimento colaborativo de projetos.

A mensuração dos resultados é feita por meio de análises comportamentais antes, durante e depois do programa, e é chancelada pelo Plano CDE, empresa especializada em projetos de pesquisa, consultoria e avaliação.

Para avaliar o projeto, a empresa desenvolveu uma Teoria de Mudança, além de uma pesquisa qualitativa e mensurações quantitativas com participantes do WeLab by HEINEKEN e um grupo controle.

Lançada em 2019, a proposta foi desenvolvida pela cervejaria em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, responsável pela gestão e execução do projeto, e teve duas fases piloto trabalhadas com jovens de São Paulo e de comunidades do Rio de Janeiro.

Já essa fase teste da versão online é a primeira totalmente focada nos colaboradores do Grupo HEINEKEN e conta com duas turmas de 30 integrantes cada.

São dez encontros virtuais durante cinco semanas, iniciados em agosto, abordando temas como: momentos mais significativos da vida, equilíbrio diante das mudanças, como lidar com a ansiedade e os impactos da expectativa de uma “vida instagramável”.

A experiência também fala sobre a bebida como um refúgio, peer pressure (pressão social de amigos), preconceitos, propósito, talentos e convida os jovens a colocar todo aprendizado e descobertas em prática, exercitando o seu poder de ação no mundo, a partir de projetos construídos colaborativamente. 

Essa edição promove, além de saúde mental e física, uma integração entre colaboradores espalhados por todo o Brasil.

O objetivo é manter a união dos times, ainda que à distância, reforçando a cultura de consumo equilibrado de álcool internamente e, principalmente, transformando os integrantes em reais embaixadores deste tema, tão estratégico para o Grupo, dentro e fora dos muros da companhia.

“Nosso objetivo com a versão on-line do WeLab é dar continuidade a este trabalho tão importante, em especial no momento que estamos vivendo, para criarmos vínculos ainda maiores com nossos jovens profissionais.

Queremos oferecer um espaço seguro de conversa e reflexão, auxiliando-os a lidar com este momento de vida, já permeado de questionamentos – que agora são intensificados no contexto de pandemia – de maneira equilibrada e saudável, física e mentalmente.

Por se tratar de um assunto realmente importante para nós, a intenção também é fazer com que nossos colaboradores se apropriem do tema e levem as mensagens de mudança positiva de comportamento em relação ao consumo de álcool para colegas, amigos e familiares”, conta Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Um dos principais desafios enfrentados na mudança da metodologia do WeLab by HEINEKEN, para que ele pudesse ser conduzido on-line, foi a falta de contato físico e o “olho no olho”, pontos importantes para que as trocas pudessem ser realizadas de maneira genuína.

“Ainda que nada substitua o contato presencial, conseguimos chegar em um modelo on-line da experiência, que garante a profundidade que a vivência deste programa precisa ter para causar os impactos positivos na vida dos jovens.

Depois de um intenso estudo, acelerado pelos desafios da pandemia, conseguimos desenvolver uma programação bem humanizada por meio da tecnologia, e entendemos que essa seja uma das possibilidades que temos de dar escala à experiência, algo que já estávamos buscando e foi antecipado pela urgência do momento”, explica a Líder de Estratégia da Maker Brands, Carol Romano.

Para a concepção do programa, as duas empresas realizaram estudos e conversaram com os próprios jovens para entender os principais gatilhos que levam essa faixa etária a iniciar o consumo exagerado de álcool, que acontece logo nos primeiros contatos.

Pressão dos amigos, falta de diálogo com adultos, busca por alívio e coragem para tomar atitudes são alguns desses gatilhos identificados durante a pesquisa e que são trabalhados pela metodologia.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: www.welabheineken.com.br/. Demais projetos da plataforma Day After Project podem ser conferidos no site www.dayafterproject.com.br/.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban.

O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

Fonte: Camila Teixeira |Edelman SP 

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