Provavelmente você já ouviu falar sobre o termo grooming, mesmo não sabendo seu significado. Embora não haja uma tradução literal para a língua portuguesa, em inglês há diversas definições. Neste artigo, você conhecerá essa nova tendência entre homens de todo o mundo e descobrirá alguns exemplos para adotar em sua vida.
Apesar de existir um tipo de produto finalizador para cabelo com o mesmo nome, neste caso o assunto é outro: algo mais próximo a um estilo de vida. No segmento de moda e beleza, grooming refere-se a uma série de técnicas e padrões de autocuidado onde o objetivo é manter o visual masculino em dia.
O conceito do grooming
O grooming não é nenhuma novidade entre as pessoas. Cortar o cabelo e fazer a barba regularmente também pode ser considerada uma rotina de grooming. No entanto, isso vem sendo cada vez mais modernizado e valorizado entre os homens que desejam estar com a aparência bem cuidada.
Diferentemente dos tradicionais metrossexuais, o grooming estabelece apenas alguns hábitos de higiene e cuidados pessoais para o cotidiano – não há exageros. Na prática, esses hábitos são focados nas partes naturais do corpo, como pele, pelos, cabelos, unhas, dentes e até mesmo o odor.
As técnicas de grooming
Caso você ainda não pratique as técnicas de grooming, confira abaixo alguns dos principais exemplos e situações de rotina que ele envolve – e mesmo que você já seja um adepto, pode ser uma boa maneira de esclarecer e refletir sobre essas práticas.
1- Pele e unhas
Sendo provavelmente o cuidado mais básico, a higiene seguida da hidratação é um dos princípios para a boa aparência. Além de serem benéficas para a saúde, a limpeza de pele diária e a utilização adequada de cremes e hidratantes também são essenciais para o aspecto visual, contribuindo para uma pele limpa e livre de cravos, acnes, oleosidades e demais impurezas.
A esfoliação do rosto também é uma ótima forma de suavizar e aliviar os incômodos comuns do barbear, uma vez que age diretamente contra poros obstruídos que dificultam a atividade da lâmina. Além disso, cortar e lixar as unhas, cuidar dos dentes todas formas possíveis e utilizar desodorantes e perfumes adequadamente também são práticas muito prestigiadas e que não podem deixar de ser consideradas pelos homens.
2- Cabelo e barba
Os cuidados com o cabelo e a barba talvez sejam os mais perceptíveis. Obter o penteado ‘perfeito’ e uma aparência agradável da barba são tarefas que não necessariamente demandam grandes esforços, além de permitirem que o homem escolha aquele visual que mais o agrada.
Geralmente, quem segue o grooming costuma escolher penteados modernos conforme as tendências do momento. Por outro lado, há diversos estilos versáteis e atemporais que podem combinar com a própria aparência enquanto proporciona um aspecto de visual meticuloso e delicado, como o undercut e o degradê para barba e cabelo.
No caso da barba em si, os homens estão cada vez mais preocupados com os cuidados básicos para que os fios do rosto apresentem uma boa aparência. Dessa forma, o grooming se torna mais um fator motivador aos barbudos para a inserção dos hábitos de higienização, hidratação, corte e penteado em suas rotinas – muitas vezes seguindo os cortes da moda.
3- Roupas e acessórios
Em relação à forma como os homens se vestem, no grooming também não há exageros, salvos aqueles que fazem questão de escolher as roupas mais específicas para o dia a dia, como ternos ou jaquetas de couro. Normalmente, são priorizados os trajes que mais harmonizam com sua personalidade, estejam eles na moda ou não.
Em alguns casos são selecionadas roupas que estejam mais alinhadas com o gosto popular – mas sempre seguindo o ponto de vista de apresentar uma aparência bem cuidada.
Os acessórios também não ficam de lado. Muitos seguidores do grooming curtem complementar o visual com relógios, pulseiras, correntes, cintos, gravatas, entre outros itens simples e funcionais. O intuito é o mesmo – manter o estilo agradável e a aparência mais elegante.
Gostou das dicas de grooming masculino? Você já utiliza alguma das técnicas e hábitos citados acima? Conte para nós deixando um comentário neste artigo!