Empresa oferece treinamento especializado para quem deseja apreender a conduzir um monociclo elétrico
A Eletricz, distribuidora especializada em veículos elétricos portáteis como monociclos, bicicletas e patinetes, mantêm em São Paulo (SP) a única escola do País focada na formação de novos monociclistas. O monociclo elétrico, mais conhecido apenas como mono, cujas vendas no mercado nacional crescem a cada ano, apresenta uma curva de aprendizado diferente da bicicleta ou do patinete e, por isso, os novos usuários precisam passar por um treinamento prático para se tornarem monociclistas.
“Não é possível conduzir um mono sem um treinamento prático específico desse equipamento”, explica Márcio Canzian, CEO da Eletricz e diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve). Na avaliação do executivo, essa necessidade acaba se tornando uma grande vantagem para os monociclistas. “Junto com as aulas mais técnicas sobre como conduzir um monociclo elétrico, os alunos também são orientados com relação à condução segura e recebem dicas e orientações de como se portar nas ruas para evitar acidentes, especialmente em espaços compartilhados, seja em ciclofaixas, ciclovias e até mesmo nas ruas. Oferecemos muito mais do que simplesmente ensinar a pilotar o equipamento”, acrescenta.
Criada em 2017, a escola para formação de novos monociclistas da Eletricz funciona no bairro de Vila Nova Conceição e já formou mais de 600 monociclistas desde então. A escola conta com uma pista exclusiva e segura para os treinamentos e com um uma equipe treinada e dedicada full time, durante horário comercial. Em geral, os novos usuários de monos precisam passar por um período mínimo entre duas e quatro horas para começarem a se tornar independentes com o equipamento – o tempo varia de pessoa para pessoa. “A partir daí, podem continuar treinando sozinhos até estarem prontos para sair na rua com o veículo. Normalmente, com treinamentos e dedicação diários, isso leva cerca de uma semana”, afirma Márcio. As aulas podem ser agendadas pelo site da empresa (www.eletricz.com.br/training) e custam, por hora, a partir de R$ 80,00. Neste valor já está incluso o empréstimo dos equipamentos individuais obrigatórios de segurança – capacete, munhequeira, cotoveleira, joelheira e caneleira – e do mono.
Um dos desafios dos novos alunos é entender como funciona um monociclo elétrico, um veículo que não possui um botão para acelerar ou frear. Os monociclos são construídos numa estrutura única que possui sensores de estabilização e aceleração. Sua principal característica é funcionar através de um giroscópio. Os giroscópios são usados para controlar rotas de naves espaciais, piloto automático de aviões, mísseis e carros autônomos. É a mesma tecnologia nos monociclos.
Além disso, o monociclo elétrico possui acelerômetros: sensores que medem a aceleração de um corpo em relação à gravidade e sua direção. Sua tecnologia, portanto, traz para o usuário o que existe de mais moderno em mobilidade. Ele funciona com um pêndulo: para acelerar, o condutor deve pender seu corpo ligeiramente para frente, e para reduzir a velocidade deve pender para trás. Monociclos não possuem freios: é esse movimento do corpo para trás que reduz a velocidade até parar ou até ele começar a rodar para trás – o que exige mais experiência do usuário.
A Eletricz comercializa no Brasil mais de 10 modelos de monociclos elétricos das marcas KingSong, Gotway e Veteran com preços a partir de R$ 2.970,00. A empresa possui uma loja física, na capital paulista, onde fica sua escola. Para quem não está em São Paulo, a Eletricz oferece aulas tutoriais no seu canal do YouTube, no endereço www.youtube.com/eletricz, e todos os seus produtos também podem ser adquiridos em sua loja virtual, no endereço www.eletricz.com.br/loja.
fonte: g6 Comunicação