Novidade chega em pleno ‘Abril Turfado’ com o dobro de turfa do rótulo anterior, oferecendo uma nova experiência para apreciadores de whisky
Para quem já gostava do aroma turfado do Pure Malt Whisky Union Distillery, com 20 ppm (partes por milhão) de fenol, agora pode mergulhar numa experiência ainda mais intensa. Isso porque a Union Distillery acaba de lançar a versão do Pure Malt Whisky Extraturfado, com 40 ppm de fenol, ou seja, o dobro de turfa. A novidade chega na linha Exclusive, como opção para quem aprecia whiskies potentes.
“Ao lançar o Extraturfado estamos oferecendo um produto bem particular e exclusivo, mostrando nossa capacidade de produção ao fazer um whisky diferenciado. É uma nova experiência de consumo que mostra que o whisky brasileiro tem qualidade”, afirma o diretor Executivo da Union Distillery, Luciano Borsato.
Intenso no aroma e no sabor, o Union Distillery Pure Malt Whisky Extraturfado é resultado do processamento de cevada malteada turfada importada, com nível de fenol de 40 ppm. Todas garrafas são numeradas e a produção em pequenos lotes. Dono de um dourado levemente intenso, este whisky tem cor natural adquirida pelo contato com a madeira no processo de envelhecimento, mínimo, de 5 anos em barris de carvalho americano. Portanto, não contém adição de corante caramelo. Com 43,5%vv, é um produto não filtrado a frio.
O Union Distillery Pure Malt Whisky Extraturfado tem predominância de aromas de turfa com notas de lodo e alcatrão equilibradas com notas medicinais. A percepção secundária traz descritivos olfativos de amêndoas, damasco seco, mel e aromas frutados combinados com baunilha e madeira tostada. No paladar, proporciona um início adocicado, seguido do sabor típico do cereal turfado e da madeira ex-bourbon, baunilha, frutas e flores. Apresenta longa e intensa persistência, com finalização levemente picante. Agora, a Linha Exclusive tem o Union Distillery Pure Malt Whisky Turfado e o Union Distillery Pure Malt Whisky Extraturfado.
O que é a turfa?
A turfa é um solo originado pelo acúmulo de materiais orgânicos em locais úmidos e que, depois de seca, é utilizada como combustível (espécie de carvão vegetal). No processo de malteação da cevada, a turfa é utilizada para secar a cevada. A fumaça da queima da turfa, além de secar o cereal, deixa o grão com um toque defumado. Os aromas e sabores turfosos são transferidos para o whisky no processo de destilação. O grau de turfa no sabor e aroma do whisky é definido pelo nível fenólico presente no grão, medido em ppm (partes por milhão) de Phenol.
Na destilaria da Union Distillery, no Vale dos Vinhedos, o processo de destilação de cevada turfada ocorre num único período do ano. Em 2019, foi no mês de agosto. Este ano, o ‘Mês Turfado’ está sendo em abril e se repetirá somente em 2021. Isso porque os aromas da turfa são tão marcantes que impregnam os ambientes e equipamentos, exigindo uma profunda limpeza antes de seguir a rotina de produção.
fonte: conceitocom Brasil