O hobby de fazer cerveja em casa disparou no Brasil na última década, e consequentemente aumentou também o desejo dos cervejeiros em vender o próprio produto. Uma vez que os custos para montar uma fábrica do zero são um obstáculo para muitos, a busca por alternativas como as cervejarias ciganas se faz necessária.
O que são cervejarias ciganas e quais as suas vantagens?
É uma alternativa bastante vantajosa a quem deseja dar mais um passo entre a produção caseira (homebrew) e a comercialização do próprio produto. Trata-se de um modelo de negócios que possibilita que cervejeiros criem a própria cervejaria e ampliem significativamente a sua produção sem que precisem investir na construção de uma fábrica.
Na prática, é realizada uma parceria entre o cervejeiro cigano e microcervejarias que não utilizam toda a sua capacidade de produção e também precisam de mais uma fonte de renda para pagar as contas.
Ao comparar os milhões de reais necessários para montar uma fábrica do zero com o aluguel de um espaço ocioso de uma fábrica, o custo inicial do projeto será amplamente reduzido. O investimento para abrir a sua cervejaria cigana fica em torno de R$ 100 mil.
Além do aluguel da cervejaria parceira, você terá como despesas iniciais o desenvolvimento da marca, o marketing, o design do rótulo e os custos de produção, que muitas vezes são negociados com a própria fábrica alugada – eles envolvem os insumos, os barris para maturação e as garrafas para o envase.
Vale lembrar que, para comercializar bebidas em larga escala, o registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é uma exigência, mas é possível utilizar o registro da fábrica alugada para vender a sua cerveja de forma totalmente legalizada.
Entre as outras vantagens de operar uma cervejaria cigana, é possível destacar o zero custo de manutenção, a rapidez para lançar sua marca no mercado e, principalmente, o menor risco que esse investimento possui, contribuindo para que você possua um retorno financeiro em um prazo muito menor, dependendo do seu plano de negócios.