Quando as pessoas decidem se tatuar, é comum ficarem indecisas no momento de escolher o estúdio, a arte e até mesmo o artista. Isso é absolutamente normal (principalmente na primeira tatuagem), afinal, trata-se da própria pele e ninguém quer se decepcionar e se arrepender posteriormente com um trabalho mal feito do tatuador.
Se você não se atentou para essas questões, preparamos este artigo para lhe ajudar a ressaltar todos os pontos a serem levados em consideração antes de entrar no estúdio para uma sessão de tattoo. Apesar de não ser uma tarefa fácil, identificar um profissional que atenda todos os critérios listados é super importante, tendo em vista que tatuagem é algo eternizado na pele.
A princípio, pesquise sobre o tatuador e seu estúdio
Antes de mais nada, ao encontrar um estúdio é imprescindível descobrir alguns pontos antes de fechar uma sessão de tatuagem. Sempre questione se o profissional utiliza materiais de qualidade e preza higiene, saúde e segurança — você não quer correr riscos, certo?
Após encontrar um estúdio de tatuagem bacana e confiável, a primeira coisa a fazer é conferir os trabalhos do tatuador para saber se o fator qualidade está sempre presente ou se ele só teve sorte em uma ou outra tattoo realizada. O ideal é solicitar seu portfólio, para que possa ver em quais estilos ele pode tatuar, além de quais os artistas em que ele se inspira e quais as técnicas de trabalho utiliza.
Verifique o portfólio e os certificados do artista
Outra dica é pedir para ver fotos de tatuagens realizadas e já cicatrizadas para garantir que a qualidade da tinta utilizada e de sua “mão-de-obra” continua presente após a cicatrização da arte na pele de outros clientes. Mas, caso não queira parecer um cliente muito obcecado e chato, faça pesquisas por meio de um aplicativo de tatuagem antes de entrar em contato com o tatuador escolhido. É muito comum que, no dia a dia, artistas da área das tatuagens subam fotos de suas artes para esses apps e sites.
Por fim, veja os certificados do tatuador, pois os melhores profissionais buscam progredir constantemente no desenvolvimento de suas técnicas e conhecimentos, por mais que já estejam trabalhando super bem. É comum que eles obtenham certificados em cursos e workshops, e até mesmo premiações — desse modo, você estará tendo ainda mais segurança de que o artista não irá lhe decepcionar.
Escolha um desenho e estilo ideal
A melhor parte em fazer uma tattoo é, sem dúvidas, definir a arte (ou esboço, dependendo da sua convicção). Embora para algumas pessoas seja difícil escolher um desenho ou frase, para outras essa é a parte mais simples e divertida.
Caso você ainda não tenha definido o que irá tatuar, busque por referências pela internet. No mundo virtual, hoje, não faltam fotos de tatuagens publicadas para inspirar outras pessoas e, portanto, pesquise sem moderações e apresente para o tatuador (se possível, em um papel impresso) para ajudar e facilitar no momento de reproduzir no stencil.
Elimine todas as suas dúvidas com o tatuador
Tirar todas as suas dúvidas com o tatuador também é uma ótima ideia. Pergunte a ele sobre as técnicas, os estilos para se inspirar, os valores, as regiões do corpo que mais doem, o tempo necessário, entre outras incertezas que tiver. Não se esqueça que a tattoo é permanente e o momento de eliminar as dúvidas é antes de tatuar, e não no meio do processo!
Após ler este artigo, provavelmente você percebeu que para se decidir de fazer uma tatuagem é necessário realizar muitas pesquisas e ter bastante trabalho de checagens. No entanto, no final de toda a jornada, com certeza será mais fácil escolher um artista e uma arte que lhe deixem feliz e satisfeito, além de simplificar as próximas ocasiões em que irá tatuar seu corpo!