No dia 25 de dezembro é comemorado o Natal. Nesse dia, familiares e amigos se unem para celebrar, trocar presentes e apreciar uma ceia saborosa repleta de pratos típicos. Na hora do brinde, o cardápio é variado e vai desde um espumante, vinho ou até mesmo uma cerveja. Hoje em dia é possível encontrar cervejas de diferentes estilos nas gôndolas, por isso muitos costumam ter dúvidas sobre qual rótulo é o mais indicado para harmonizar com um prato natalino. Pensando nisso, a beer sommelier da cervejaria Berggren, Camila Nassar, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como harmonizar com a cerveja ideal. Confira abaixo:
Carnes brancas, aves e suínos
Considerados os pratos principais, o ideal é harmonizar carnes brancas e aves com uma cerveja Pale Ale. No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte. De corpo médio e final levemente seco, é uma cerveja com alta drinkability. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha ao sabor da carne, por esse motivo é a mais indicada.
Nozes, castanhas e amêndoas
Seja para decorar a mesa ou para consumo antes do prato principal, os petiscos sempre marcam presença na ceia natalina. Por ser uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Lager, que possui uma mistura especial de maltes de cevada e uma seleção única de lúpulos norte-americanos de características cítricas. O resultado é uma cerveja leve e com baixo amargor.
Frutos do mar e peixes
Pratos leves combinam com cervejas tradicionais, como a Weiss, uma cerveja de trigo bastante popular na Alemanha. Uma clássica Weissbier não passa pelo processo de filtração, o que mantém parte das leveduras na garrafa conferindo aspecto turvo à cerveja. No aroma, apresenta notas delicadas de cravo e banana, típicas do estilo, e, no sabor, um perfeito equilíbrio entre os ingredientes. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.
Sobremesas
Até no momento de saborear uma sobremesa a cerveja pode ser uma ótima opção de harmonização. Nesse caso, a cerveja mais indicada é a Porter, que apresenta ampla variação de aromas torrados, permeando entre café, chocolate até o biscoito e o toffee, com sabor e amargor equilibrado entre os lúpulos e maltes torrados presentes na receita.
Instagram: @berggrenbier — www.instagram.com/berggrenbier
Fonte: Renato Lopes | Notícia Expressa