Tendência cada vez maior entre os homens, o efeito da barba e cabelo com degradê é solicitado com grande frequência nas barbearias. Conhecido também como faded beard and hair, ele é vantajoso por promover uma valorização aos pelos faciais, garantindo um contraste super bonito e moderno ao rosto.
Como é o efeito degradê?
O efeito degradê para barba e cabelo é definido por uma transição suave entre fios de tamanhos diferentes na lateral do rosto. Dessa forma, ele é iniciado com um volume mais baixo de pelos na região das costeletas, aumentando aos poucos até outras partes do rosto, como o queixo e as laterais do cabelo.
Contrariando o que muitos pensam, não é necessário ter fios muito compridos para obter o efeito – basta que no maxilar e nas laterais do cabelo eles sejam maiores que nas costeletas. Por essa razão, o degradê é flexível para combinar com diversos estilos de cortes, harmonizando inclusive em quem possui a barba falhada.
De que forma o efeito é realizado?
O degradê não possui uma única maneira de ser criado, mas é possível seguir um passo a passo para alcançá-lo. No processo em si, o ideal é que o barbeiro inicie com o pente zero do aparelho de barbear na região das costeletas e alterne entre os pentes 1, 2 e 3 enquanto faz uma transição suave até a região do maxilar. Das costeletas para cima é praticamente a mesma coisa, bastando que o profissional alterne gradativamente entre os pentes para que o degradê seja revelado e proporcione a conexão entre barba e cabelo.
Por fim, o barbeiro deverá definir o contorno dos seus fios – por meio da navalha – desde a parte superior do rosto até a o queixo. Isso permitirá que a barba e o cabelo fiquem ainda mais realçados e com aspecto de visual recém trabalhado.
Após estas etapas, é possível combinar o efeito com inúmeros cortes de cabelo e adquirir diversos estilos para sua barba. E a cada vez que você realizar o processo na barbearia haverá uma regularidade ainda maior na aparência, assegurando equilíbrio e harmonia entre a barba e o cabelo de forma elegante.
A manutenção e os cuidados básicos
É fundamental que a barba e o cabelo recebam manutenção com uma determinada frequência para que o efeito possa ser preservado. Caso você prefira deixar os pelos da região entre a barba e o cabelo em tamanho baixo, o ideal é ir ao barbeiro a cada uma ou duas semanas. Já na situação de eles serem mantidos no tamanho médio, esse intervalo pode ser maior – contudo, neste caso é possível causar um aspecto desleixado ao rosto, pois o degradê em fios mais baixos costuma ser mais evidente e atraente.
E como todo estilo de barba e cabelo, há alguns cuidados essenciais que você deve ter no dia a dia. É necessária a utilização de alguns produtos para assegurar a higiene e a hidratação adequadas dos fios – portanto, crie o hábito de lavar diariamente a barba com shampoos específicos para barba e o cabelo com shampoos convencionais.
O uso de óleo, balm ou modelador também deve ser considerado. Para o cabelo, a escolha pode ser feita entre gel, pomada ou cera. Todos esses cuidados de higienização e hidratação são cruciais para manter os fios macios e livres de ressecamentos, sujeiras e bactérias.
Por fim, escovar e pentear os fios do cabelo e da barba também são tarefas imprescindíveis para realçar o efeito degradê, e o que definirá quais delas realizar será o estilo de corte adotado para os seus fios. Para isso, converse com seu barbeiro para descobrir qual a melhor maneira de ajustar o penteado de modo que favoreça o degradê.
Olá Freitas, muito obrigada pelo seu comentário. Anotei aqui a sua sugestão e encaminhei para redação, logo colocaremos um artigo sobre este assunto. Continue nos acompanhando. Abraço.
Amei seu post 🙂 Queria saber qual melhor tratamento para
cabelo com caspa 🙁