Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador médico do hospital AACD, explica que o cuidado maior é para os profissionais de saúde que precisam usar máscaras. “Por causa da barba, a máscara pode perder a capacidade de filtrar o vírus e impurezas, além de prejudicar a vedação do material”, diz.

Marinho explica que a boa higiene é fundamental para o vírus não se propagar. Como os hospitais já seguem protocolos de higienização dos cabelos, o infectologista explica que profissionais de saúde que possuem cabelos longos devem prender os fios e, se em algum momento estiver em contato com algum paciente com suspeita de covid-19, usar toucas apropriadas.

Já para a população em geral, uma boa higienização e lavagem dos fios já é suficiente para afastar o vírus.

Lessandra Michelin

Lessandra Michelin, infectologista e diretora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), explica que para os homens que não trabalham na área da saúde não deve haver nenhuma medida emergencial ou depilação total de pelos. “O momento em que a pessoa lava o rosto é suficiente para limpar a barba. O ideal é mantê-la curta e sempre fazer uma higienização com água e sabão”, afirma.

Não há evidencias que a barba ajude no contágio do vírus, desde que bem higienizada, a barba não representa riscos (Foto: Reprodução).

Michelin ressalta ainda que não há nenhum estudo que comprove que a barba é um transmissor do vírus. “São os mesmos cuidados que falamos para alguém que vai lavar o rosto e não tem barba. Mantenha o rosto e as mãos sempre limpas e evite tocar nas mucosas.”

Recomendação também vale para os cabelos

Algumas fake News circularam pela internet recomendando que as pessoas evitassem usar shampoo, alegando que o produto não tem o pH suficiente para matar o vírus. No entanto, segundo os médicos, não há nenhum fundamento ou estudo científico que comprove isso. Muito pelo contrário. O ideal é sempre higienizar os fios e deixá-los limpos.

Marinho explica que a boa higiene é fundamental para o vírus não se propagar. Como os hospitais já seguem protocolos de higienização dos cabelos, o infectologista explica que profissionais de saúde que possuem cabelos longos devem prender os fios e, se em algum momento estiver em contato com algum paciente com suspeita de covid-19, usar toucas apropriadas.

Já para a população em geral, uma boa higienização e lavagem dos fios já é suficiente para afastar o vírus.

Somente deixar a água cair sobre a face durante o banho nem sempre é suficiente para remover a sujeira. É necessário lavar o rosto cuidadosamente, usando um shampoo neutro. E, se possível, realizar esse procedimento após as refeições, pois ao contrário do que muitos homens pensam, os pelos podem reter sujeiras que vão se acumulando na pele durante o dia.

Aparar a barba sempre que passar do ponto

Antes de qualquer coisa, lave a barba com um sabão neutro depois Shampoo de Barba. É importante ela estar livre de qualquer sujeira e já bem hidratada. Depois seque bem, respire fundo e vamos lá:

Primeiro penteie a barba toda para tirar os nós e desembaraçar os fios.

Em seguida comece a aparar pelos lados do rosto. A dica aqui é passar o pente bem devagar. Você vai perceber que aqueles fios maiores apontam para fora do pente. Nessa hora segure o pente na posição usando-o como guia e corte o fio que está maior. Desse jeito o pente evita que você corte por acidente outros fios menores.

Ainda usando o pente como referência, apare também os fios maiores do queixo.

O bigode já é outra história. Você pode querer deixá-lo maior e usar uma Cera de Bigode para manter os fios voltados para as laterais, evitando que eles entrem na boca. Mas se tem aqueles fios maiores incomodando, penteie o bigode todo pra baixo e perceba quais são os fios que estão destoando do tamanho. Do mesmo jeito que fez com a barba, corte a ponta destes fios.

Para finalizar: como raspar o pescoço e regiões do rosto

Não importa qual a técnica que você usou para aparar os fios desgrenhados, você pode precisar raspar o pescoço ou regiões do rosto para manter o formato da barba delineado.É aqui que muita gente acaba errando a mão e cortando mais onde não deve.

A dica é usar um Gel de Barbear ao invés de uma espuma tradicional, que pode cobrir as áreas onde você quer raspar. O Gel é transparente e, assim, você consegue ver exatamente onde vai passar a lâmina.

Para usar o Gel de Barbear é bem simples. Basta umedecer o rosto (de preferência com água quente para abrir os poros) e passar uma pequena quantidade do gel sobre a área que deseja barbear.

Fontes:

Barbearia Org.

Rádio Progresso

https://sobrebarba.com.br/blogs/blog/como-aparar-a-barba-em-casa

UOL/Viva bem.

https://www.panoramamercantil.com.br/artigos-cientificos-trazem-informacoes-consistentes-lessandra-michelin-infectologista-e-diretora-da-sociedade-brasileira-de-infectologia-sbi/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *