A Triumph Motorcycles foi um dos grandes destaques da 23ª edição do prêmio “Moto do Ano”, promovida pela revista Duas Rodas, cujos resultados foram anunciados na última sexta-feira (20 de novembro), em transmissão ao vivo pela internet comandada por Leandro Mello, piloto de testes e editor da publicação, e Karina Simões, jornalista especializada em motociclismo. Quase 80 modelos passaram por avaliações dinâmicas e receberam notas para os quesitos motor, freios, suspensões, agilidade, conforto, design e custo-benefício por um júri composto por jornalistas especializados. As avaliações duraram dois dias e foram realizadas no Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP).
A Triumph foi a marca mais premiada desta edição, ao lado da Kawasaki (que também recebeu três troféus), superando todas as demais fabricantes de motocicletas que operam no mercado brasileiro. Na categoria “Classic”, já vencida em 2019 com a Scrambler 1200 XE, desta vez a vitoriosa foi a Speed Twin. Na categoria “Muscle Bike”, a Triumph venceu com sua Rocket 3R, lançada neste ano, que é equipada com o maior motor do mundo entre as motos produzidas em série e detentor do recorde de velocidade de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Já na categoria “Naked”, vitória da Street Triple RS, com seu incrível motor de 765 cc que equipa as motocicletas da Moto2 e que também chegou ao consumidor brasileiro em 2020.
Lançada no Brasil em 2012, a Triumph vem conquistando diversas premiações importantes do setor nestes oito anos de operação no mercado nacional. A empresa já soma, com estas novas conquistas, 70 prêmios no País. É uma média impressionante de quase nove prêmios por ano!
Triumph Speed Twin
Essa vitória mostra como a Triumph está dominando, globalmente, o mercado de motocicletas clássicas. Nenhuma outra marca oferece um leque tão diversificado de motocicletas clássicas no mundo. Por isso, a Triumph é a fabricante que mais cresce neste segmento atualmente. Para obter este sucesso todo, a marca consegue unir uma tecnologia de última geração com modelos com visual retrô — em geral motos modernas que remetem a modelos históricos que fizeram fama ao longo dos 118 anos de existência da marca.
A Speed Twin é baseada na tradicional e inesquecível Speed Twin original, produzida pela Triumph em 1938, incorporando todo o estilo, conforto, requinte e tecnologia de última geração da atual família Bonneville. A Speed Twin reúne o mesmo estilo contemporâneo da bem-sucedida Street Twin, embora com mais detalhes e recursos premium, o excelente desempenho e tecnologia da café racer Thruxton R e, ainda, o estilo mais confortável de pilotagem oferecido pela Bonneville T120. O resultado é uma motocicleta única, atual e empolgante.
O modelo traz de volta esse lendário nome criado pela Triumph e estabelece uma nova categoria de referência para a pilotagem e sensação de uma roadster customizada, com pilotagem e sensações líderes na categoria e um desempenho empolgante. Mudando a cara do motociclismo, a Speed Twin 1938, com o primeiro motor duplo paralelo bem-sucedido do mundo, construído em um chassi revolucionário, foi uma grande revelação para o mercado mundial de duas rodas. Seu manuseio dinâmico suave e sua excelente sensação de resposta estabeleceram a Triumph como a marca número um de motocicletas em todo o mundo quanto ao desempenho e manuseio, definindo o modelo como referência para tudo o que se seguiu depois e ganhando uma reputação global por ser a primeira e verdadeira “motocicleta de motociclistas”.
A moto é equipada com motor de 1200 cc, estabelecendo um novo padrão na pilotagem líder da categoria e fornecendo uma nova referência de pilotagem e sensação de uma roadster moderna e customizada. Ela fornece todo o torque, potência e tecnologia da Thruxton R em uma configuração moderna ainda mais acessível. Além disso, oferece a pilotagem inspiradora e o conforto do piloto presente na Bonneville T120, porém, com uma ergonomia ainda mais envolvente. O resultado, assim como aconteceu com o modelo original do século 20, é um novo ícone de desempenho que estabelece um novo padrão, com a configuração do chassi, posição de pilotagem, capacidade de frenagem, suspensão e entrega de potência empolgante de uma roadster verdadeiramente moderna.
Triumph Rocket 3 R
Lançada em 2004, a lendária Triumph Rocket III sempre se destacou por sua força maior, presença incrível e torque superior a qualquer outro modelo da concorrência. A Rocket 3 R é equipada com o maior motor do mundo para uma motocicleta produzida em série, com 2.500 cc. O novo motor oferece 11% mais potência do que a geração anterior (agora são 167 cv a 6.000 rpm) e o maior torque entre todas as motocicletas do planeta, com 221 Nm (a 4.000 rpm).
Combinando uma postura incomparável, muita força, estilo magnífico e os mais altos níveis de tecnologia do mundo das motocicletas, a nova Triumph Rocket 3 R consegue, ao mesmo tempo, oferecer uma pilotagem fácil e um manuseio líder na sua categoria. Torque instantâneo, controle incrível e muito conforto, capacidade e segurança em viagens são alguns dos pontos marcantes do novo modelo.
O novíssimo motor triplo (uma especialidade da Triumph) de 2.500 cc oferece capacidade e desempenho ainda maiores do que o seu antecessor — para uma aceleração incrível e uma condução durante todo o dia em qualquer marcha, sem esforço. Este propulsor oferece um incrível aumento no pico de potência, que agora chega a 167 cv (a 6.000 rpm), o que representa um aumento de 11% em relação ao seu antecessor. Com mais potência na faixa entre 3.500 e 7.000 rpm, a nova Rocket 3 R oferece um nível impressionante de desempenho.
O novo motor também possui o torque mais alto do que qualquer motocicleta de produção em série no mundo, com 221 Nm — espantosos 71% a mais do que a concorrente mais próxima. Com uma curva de torque incrivelmente plana e rica, atingindo o pico a 4.000 rpm, mantém o torque máximo em toda a faixa intermediária, proporcionando aceleração e resposta sem esforço em qualquer marcha.
Oferecendo muito conforto ao piloto e um nível de controle impressionante sobre o desempenho poderoso da Rocket 3 R, há uma embreagem hidráulica que permite ao piloto uma ação leve no comando da embreagem para mudanças de marchas. Além disso, a caixa de engrenagens helicoidais de seis velocidades e alto desempenho foi projetada para ser mais suave, mais forte e mais leve do que uma caixa de engrenagens padrão e foi desenvolvida especificamente para permitir o aumento da capacidade de torque desta nova geração. Se o cliente desejar ainda mais conforto e performance, encontrará entre os acessórios do modelo o recurso Triumph Shift Assist, para realizar as trocas de marchas sem a necessidade de acionamento da embreagem.
Triumph Street Triple RS
Em 2017, a Street Triple teve seu renomado motor triplo de 675 cc totalmente aperfeiçoado, evoluindo para o emocionante propulsor de 765 cc que, novamente, redefiniu a categoria. Com ele e muitas outras inovações tecnológicas, a Street Triple RS tornou-se a motocicleta mais leve da categoria, com tecnologia de ponta, chassi de alta especificação e o excepcional padrão de acabamento e detalhamento característicos de uma autêntica Triumph.
Neste modelo, a marca deu um novo passo à frente. Primeiro, a empresa levou o seu motor triplo de 765 cc para disputar a Moto2 e investiu nele para aumentar ainda mais o seu desempenho nas pistas de competição. O excelente resultado veio já no primeiro ano de participação na Moto2, como mostram os números. Depois, com a experiência das pistas, a Triumph decidiu melhorar ainda mais o desempenho do motor original de 765 cc da Street Triple RS — ele, agora, apresenta um estilo completamente novo, mais agressivo, e foi projetado para restabelecer a referência da categoria em termos de capacidade e manuseio, tornando essa a motocicleta de rua de desempenho definitivo.
O motor de 765 cc da Street Triple RS ganhou um aumento significativo no seu torque, que agora ficou 9% maior na faixa intermediária de rotações, atingindo um pico de 79 Nm (a 9.350 rpm). Um novo escapamento suaviza a curva de torque do motor para obter um torque emocionante e utilizável desde o início até as faixas de rotações mais elevadas. A curva de potência também aumentou 9% na faixa intermediária, chegando a 123 cv (a 11.750 rpm), tornando a nova Street Triple RS uma motocicleta com uma pilotagem totalmente viciante. As atualizações do motor incluíram um novo escape otimizado para mais desempenho intermediário e nova usinagem, de maior precisão no eixo da manivela, embreagem e balanceador, o que reduz a inércia e diminui a massa do motor. O acelerador é ainda mais responsivo, como resultado de uma redução de 7% na inércia rotacional que, combinada com o aumento do torque em todas as faixas de rotações, proporciona uma melhoria notável no desempenho.
Há também um novo silenciador na Street Triple RS, que agora flui mais livremente, devido ao sistema de catalisador duplo, reduzindo as emissões. O escapamento conta com uma tampa da extremidade de fibra de carbono esportiva, que oferece um som triplo significativamente melhorado e mais distinto. Isso é resultado, ainda, dos refinamentos do sistema de escape e do novo duto de admissão que, juntos, melhoram a nitidez e a pureza do som, com um equilíbrio mais suave entre o som da entrada e o silenciador.
A caixa de câmbio suave e refinada da Street Triple RS possui relações de transmissão com a 1ª e a 2ª marchas mais baixas, proporcionando desempenho excepcional de aceleração e de troca de marchas. A usinagem de alta precisão também permite a remoção das engrenagens anti-folga, reduzindo a massa e adicionando mais refinamento. Além disso, a Street Triple RS mantém seu sistema de embreagem auxiliar de alta especificação, para uma sensação realmente leve, reduzindo o esforço do manete à embreagem e melhorando o conforto e o controle do piloto.
Além dos aperfeiçoamentos no motor, a Street Triple RS também ganhou um novo visual, sendo agora muito mais agressivo. Os faróis de LED, por exemplo, foram completamente renovados, ficando mais bonitos e eficientes. Eles ficaram mais brancos e brilhantes, tornando-se muito mais visíveis. Os Faróis de Rodagem Diurna apresentam um design totalmente novo e ainda mais distinto, o que também aumenta a visibilidade e a segurança da motocicleta. A nova Street Triple RS possui uma carenagem completamente nova, que é mais angular, mais esportiva e com linhas muito mais limpas. A nova tela e a entrada de ar são mais pronunciadas, combinando com o design dos novos faróis. Os painéis laterais, a rabeta, o protetor inferior, entre outros itens, são totalmente novos e mais modernos.
Fonte: Eduardo Sanches | g6 Comunicação