Escolher uma tatuagem é um grande passo a ser dado, podendo também gerar inúmeras dúvidas. Uma das principais é sobre qual desenho que irá tatuar, principalmente se for a primeira vez em que fará uma tattoo no corpo.
Para escolher um desenho, é necessário se atentar para diversas questões fundamentais para não cometer erros. Para descobrir, leia este artigo e siga com rigor as dicas descritas para que possa escolher um desenho que irá lhe agradar completamente.
Não tenha pressa para tatuar
Escolha sua primeira tatuagem com bastante calma. Não adianta fazer por impulso, porque um amigo fez ou simplesmente porque quer rabiscar o corpo. Não precisa decidir se tatuar em um dia e no outro já estar no estúdio passando por uma sessão de tattoo.
Lembre-se que tatuagem é uma marca que você carregará para sempre na pele, ou seja, é preciso estar convicto de que está disposto e também de que escolheu o desenho correto. Antes de tomar a decisão final, pense direito sobre o desenho, se irá gostar mesmo dele pelo resto da vida ou se é momentâneo.
As sessões de remoção de tatuagem a laser costumam ser caras, demoradas e super dolorosas — não tatue o corpo já pensando nessa possibilidade. É possível cobrir a tattoo, mas isso é mais complexo quando o desenho original é grande ou chamativo.
Evite fazer coisas que estejam na moda, mas que não possuam conexão contigo. Reflita: qual te deixa mais feliz ou tem mais a ver com a sua personalidade? Escolha ela. No entanto, se ainda assim não souber qual desenho escolher, continue lendo o artigo para descobrir mais dicas essenciais!
Procure ideias de desenhos pela internet e consulte catálogos de estúdios de tatuagem
Uma ótima maneira de facilitar o processo de escolher um desenho bacana para tatuar no corpo é se inspirar em outras pessoas. Na internet, galerias de imagens como as do Pinterest são extremamente úteis, afinal, possuem bancos de dados infinitos e completos para cada estilo e gosto.
Por outro lado, caso ainda não possua uma ideia básica do que quer, é interessante dar uma olhada nas pastas com os portfólios de tatuadores — disponibilizadas na maioria dos estúdios de tatuagem. Visite alguns deles e confira nesses catálogos quais você se identifica mais, além de tentar encontrar algo nos perfis dos estúdios e artistas pelas redes sociais.
Mentalize o tamanho da tattoo e a região do corpo
Outra dica muito importante é a visibilidade que a tatuagem terá no seu corpo — já que ela ficará eternizada na pele. Caso queira algo mais sutil e escondido, evite tatuar em regiões como tornozelos, antebraços, pescoço, rosto, mãos e pulsos. Também é bom evitar áreas que ficam muito enrugadas, como a parte inferior do abdômen, pois o desenho poderá se distorcer, como no caso de mulheres grávidas, em que há uma distorção do desenho nessa região no decorrer dos meses de gestação.
Decida o esquema de cores da tatuagem
É bom escolher as cores da tattoo antes de qualquer coisa. Se deseja algo discreto, opte por um desenho em preto e branco ou em tons de cinza. Em contrapartida, caso deseje algo mais chamativo, escolha uma tatuagem com mais de duas cores. Dependendo do desenho escolhido, é possível fazer em preto e branco e colorir posteriormente, caso veja vantagens.
Não economize dinheiro, mas pense bem sobre o seu orçamento disponível
Voltando à dica de não ter pressa, reflita primeiro sobre o quanto que você pode gastar pela tatuagem. Se o orçamento é baixo, o ideal é nem marcar a sessão, mas sim esperar ter o suficiente para pagar.
A propósito, o barato pode sair caro, portanto, desconfie de tatuadores e estúdios que estejam cobrando preços muito baixos. Entre em contato com alguns artistas para fazer um planejamento, visto que aqueles que possuem maior profissionalismo podem cobrar a partir de R$ 500,00 e realizar mais de uma sessão para a mesma arte. Especifique todas as suas dúvidas e questões e pergunte quanto será o preço final.
Certifique-se também da qualidade do profissional e outros fatores imprescindíveis para escolher o tatuador e o estúdio. Por fim, lembre-se que algumas tatuagens podem precisar de retoques ao longo dos anos, sendo assim, converse sobre essa questão com o tatuador previamente ao apresentar a arte desejada.
Você realmente tem certeza?
Após escolher a arte, o tamanho, as cores e a região do corpo em que irá tatuar, pregue a imagem (pode ser um esboço) na parede, no espelho ou na porta de sua geladeira e olhe todos os dias para ela. Após alguns dias ou semanas, veja se ainda está de acordo com a arte ou se enjoou dela, antes de marcar a sessão com o tatuador escolhido.
Se for tatuar uma palavra ou frase em um idioma estrangeiro, certifique-se de que não está cometendo erros gramaticais antes de tatuar. Converse também com o seu tatuador e atente-se para as dicas que ele lhe disser.