Os anos de cerveja transformaram seu abdômen em um barril? Se você possui uma “barriga de cerveja”, com certeza não está sozinho. Pelo visto, os bebedores de cerveja em todo o mundo seguem uma tendência de ganhar mais barriga à medida que bebem.
É normal que as pessoas sejam influenciadas por estereótipos e crenças de que a cerveja é uma bebida que faz engordar. Mas até onde isso é verdade? A cerveja realmente “dá barriga”? Continue lendo este artigo para descobrir!
Vamos entender as questões técnicas
O ingrediente mais calórico da cerveja é o álcool, ou seja, um dos principais componentes da bebida. Cada grama de álcool costuma ter 7 calorias, o que é um fator determinante para o quanto a cerveja contribuirá para engordar, afinal, quanto maior o teor alcoólico, maior será a quantidade de calorias ingeridas. E não para por aí, pois outros componentes da bebida também podem apresentar calorias.
Ao analisar a quantidade de calorias presentes nas principais cervejas consumidas no Brasil, é possível afirmar que a média fica entre 130 e 150 calorias para cada 350 ml. Dessa forma, ao comparar a cerveja com outros tipos de produtos calóricos, conclui-se que ela está até mesmo abaixo deles em teor calórico.
Geralmente, um leite integral possui 203 Kcal para cada 350 ml, sendo este valor muito maior do que o de uma lata de cerveja com a mesma quantidade de líquido. Outro exemplo está nos destilados: um whisky com 238 calorias para cada 100 gramas é um vilão ainda maior para a sua saúde.
É possível concluir…
Com base nas análises sobre as calorias dos produtos, é correto afirmar que o consumo moderado e responsável da cerveja não causa a obesidade, pois seu teor calórico é abaixo de muitos outros produtos consumidos no dia a dia. No entanto, quando ingerida em excesso, e acompanhada de alimentos altamente calóricos, a cerveja pode sim ser uma grande vilã para a sua barriga. Se você consumir várias latas de cerveja de uma vez, pode acontecer uma séria sobrecarga de calorias.
É claro que a cerveja não ajuda a ficar em forma, mas certamente ela não é pior do que um lanche agradável ou um acompanhamento gourmet. E apesar de a bebida também levar culpa, por conta de o álcool ser algo fácil de ser consumido em exagero, os alimentos que acompanham as cervejas podem lhe proporcionar muito mais calorias, como pizzas, frango frito e outros itens disponíveis em um bar ou festa. O álcool pode aumentar seu apetite, não se esqueça disso!
Caso não queira engordar, o melhor a fazer é saber o que está consumindo, e balancear isso no cotidiano. Se você está ingerindo mais calorias do que queimando, de certo modo você está ganhando mais peso — o segredo está na forma como você lida com a manutenção das suas calorias, e não na retirada da cerveja da sua vida.
Mas por que os homens costumam ganhar mais barriga?
O local onde seu corpo armazena as calorias é bastante determinado pela idade, sexo e hormônios. Meninos e meninas iniciam a vida com padrões semelhantes de armazenamento de gordura, mas a puberdade acaba alterando isso.
Na fase adulta, as mulheres têm mais gordura subcutânea (aquela logo abaixo da parte externa da pele) do que os homens, portanto, essas calorias extras de gordura costumam ser alocadas em seus braços, coxas e nádegas, bem como em sua barriga. Como os homens têm menos gordura subcutânea, eles armazenam mais na barriga, contribuindo para a famosa “barriga de cerveja” caso ela seja ingerida em excesso e não seja feito o balanceamento com as queimas dessas calorias.