Também chamado “portrait”, o realismo é uma das técnicas de tatuagem que mais vêm ganhando admiração pelo mundo. Cada vez mais pessoas se tornam interessadas em tatuar desenhos nesse estilo, e isso muito se deve à evolução das tintas e das tecnologias utilizadas nas máquinas de tatuar, permitindo a realização de artes impressionantes na pele.
O objetivo do realismo é reproduzir uma foto, um objeto, um animal, um personagem ou ainda uma paisagem com a maior precisão possível. Fazendo o uso dos mínimos detalhes da imagem referência, as tatuagens podem ser realizadas em preto e cinza ou coloridas, e apresentam resultados surpreendentes quando comparadas aos elementos escolhidos para retratar.
A origem do estilo
Iniciado na França em 1850 e espalhado pelo mundo posteriormente nos diferentes segmentos da arte, o movimento realista foi o principal responsável por inspirar o surgimento das técnicas de realismo nas tatuagens, quando muitas pessoas desejavam reproduzir algum retrato na pele de modo que fosse idêntico à fotografia original. Com o decorrer do tempo, o estilo se expandiu bastante, mas só se tornou popular como é hoje nas últimas décadas, onde animais e personagens também passaram a ser retratados.
Na atualidade, muitos clientes procuram por tatuadores que possam elaborar desenhos por meio da utilização das técnicas do realismo. Consequentemente, cada vez mais opções surgiram para serem representadas, e um bom exemplo delas são as artes de esqueleto.
As características da tatuagem realista
Uma vez que o intuito das tatuagens realistas é reproduzir fielmente pessoas, animais, objetos e paisagens, torna-se necessária a aplicação de esquemas de profundidade, cores e sombreamento – sendo estes alguns elementos cruciais para proporcionar um aspecto visual mais próximo possível do real. Dessa forma, essas tattoos costumam apresentar traços complexos e sombras em maior abundância, enquanto é feito um menor uso de cores vibrantes.
Embora existam diversas vertentes, é possível classificar o realismo em preto e cinza e o realismo colorido como as principais do estilo. Ambas costumam ser bem detalhadas e, enquanto a primeira é muito utilizada para retratar rostos e objetos, a segunda também é bastante escolhida para desenhos de paisagens e personagens de filmes e desenhos.
Uma tatuagem em realismo pode demorar muitas horas para ficar pronta, e por isso é comum que o tatuador tenha que marcar mais de uma sessão. Além disso, é recomendável evitar regiões como costela e barriga, que podem distorcer a imagem tatuada com o tempo. Isso faz com que essas tattoos mais detalhadas sejam realizadas na maior parte das vezes nos braços e pernas.
É imprescindível ter bastante cautela ao selecionar uma foto referência, pois imagens com iluminação baixa ou com problemas de foco poderão influenciar diretamente no trabalho do tatuador, dificultando todo o processo. Por conta disso, é importante optar por imagens de alta resolução e que já estejam impressas no tamanho do desenho que será tatuado, dispensando a tarefa do artista de encontrar a proporção ideal.