As cervejas e chopes ainda são as bebidas mais consumidas pelo brasileiro. Com cerca de 14 bilhões de litros produzidos por ano, o Brasil é o terceiro maior mercado de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. E o mercado brasileiro de cervejas, principalmente as artesanais, tem crescido significativamente nos últimos anos e continua em desenvolvimento, gerando oportunidades aos que desejam empreender na área.
Avaliando o potencial do mercado consumidor de cerveja junto ao apreço por um bom chope (o pai tinha um boteco e já fabricava seu próprio chope artesanal), e a experiência no ramo de alimentação, o empresário Denilson Lugui, CEO da holding L7 Group, percebeu o aumento surpreendente do consumo de chopp mês a mês em sua rede.
Detentor de várias marcas, entre elas a Lug´s, rede de fast-food, Denilson resolveu criar um negócio único destinado aos amantes de uma boa cerveja e de uma gastronomia requintada aliando uma arquitetura moderna, descontraída e acolhedora: o Quiosque do Lugui.
O carro-chefe do negócio é o chope puro malte servido em canecas ultracongeladas. Uma receita exclusiva da família que garante uma bebida cremosa e refrescante e que faz sucesso mesmo para os paladares mais exigentes. A rede também serve chope IPA, Lager, escuro e de vinho.
Para harmonizar com esse mix de bebidas, o Quiosque oferece também porções como mix de amendoim e castanha, guacamole, tábua de frios, anéis de cebola, batata frita com cheddar, taco trio e o famoso Trio do Lugui, porção de salsichas alemãs exclusivas e três tipos de mostardas feitas especialmente para a marca. Os hot-dogs americanos, mexicanos e alemães também agradam.
Um dos diferenciais do negócio é a chopeira Ice Beer Special, uma com design moderno, toda congelada, exclusiva na América do Sul e desenvolvida especialmente para a rede, que proporciona um chope sempre gelado e saboroso, até o último gole.
O conceito “Simple Bussines” desenvolvido pela rede dá uma performance eficiente, higiênica, produtiva e extremamente lucrativa para o negócio, já que os produtos comercializados chegam pré-prontos nas unidades franqueadas, acarretando no número reduzido de funcionários e sem a necessidade de mão de obra qualificada. Por ser compacto, todas as operações do Quiosque são otimizadas para que funcionem em um pequeno espaço, garantindo a versatilidade e a possibilidade de ser instalado em qualquer lugar.
Marketing Estratégico
Para potencializar a venda dos franqueados e atrair consumidores nas unidades, a franqueadora criou uma campanha de marketing agressiva nomeada “Chope em dobro, todo dia, toda hora”, onde a franqueadora, que possui sua própria fábrica de chope, subsidia o segundo chope para que o franqueado possa garantir chope em dobro para o cliente durante todo o expediente como forma de atrair o público em todos os horários do dia. Além disso, investe em uma forte presença em mídias digitais para atingir e engajar novos clientes.
Expansão
A rede inicia 2021 com a proposta de potencializar a expansão em todo o Brasil. A marca foi lançada no mercado em 2019, porém teve as ações reduzidas por conta da pandemia em 2020.
“O mercado brasileiro de alimentação vem passando por uma grande mudança de conceitos e agora o consumidor busca novas experiências ao comer fora de casa. O Quiosque do Lugui vem seguindo essa tendência dando preferência à áreas amplas e abertas para que possa garantir um ambiente acolhedor e arejado ao nosso público”, conta Ana Claudia Bilar, Diretora Geral da holding L7 Group, detentora da marca.
“A tendência ao ar livre já vem sendo adotada em nossas unidades e são um grande atrativo para o público que busca um produto de qualidade e que possa ser consumido com segurança”, completa.
A marca vem sendo bem aceita no sistema de franchising por contar com um chope exclusivo e que é um grande diferencial nas lojas. Os franqueados têm se surpreendido com a fácil aceitação dos produtos e no interesse do público em voltar sempre em busca de um produto de qualidade em ambiente descontraído.
A rede conta com 6 unidades franqueadas comercializadas, sendo três em funcionamento localizadas em Ourinhos/SP, Presidente Prudente/SP e Taboão da Serra/SP e três a inaugurar em Taubaté/SP, Porto Velho/RO e Passo Fundo/RS. Além de uma unidade própria no modelo móvel, há também uma Cadillac equipada com a exclusiva chopeira Ice Beer Special, especializada em eventos.
“Para esse ano projetamos a inauguração de mais 10 unidades, sendo 5 próprias e 5 franqueadas. Por possuir diversos modelos de negócio, o Quiosque do Lugui consegue se adaptar em, praticamente, todo tipo de cidade. O ideal são cidades acima de 35 mil habitantes ou com forte apelo turístico para garantir grande público”, salienta Ana.
Modelos de negócio
São 3 modelos com propostas diferenciadas: Quiosque, Cervejaria e Cadillac.
O Quiosque é um modelo mais compacto e versátil, pode ser instalado em qualquer lugar, fazendo sucesso em shoppings, postos de combustível e áreas ao ar livre.
A Cervejaria é ideal para quem pretende adotar um modelo mais amplo, com uma arquitetura moderna e área externa, ideal para postos de combustível e lojas de rua.
Já o modelo Cadillac é o exclusivo modelo móvel da marca, próprio para atender todo tipo de evento e entregar chopp cremoso e saboroso em qualquer ambiente.
O investimento inicial pode variar de R$ 160 mil a R$ 300 mil, dependendo do modelo escolhido. O faturamento médio mensal é a partir de R$ 50 mil com lucro líquido entre 18 e 22% e prazo de retorno entre 18 e 24 meses.
Chave na mão
O modelo proposto pela rede é conhecido no mercado como “Chave na mão”. A franqueadora entrega o projeto pronto para o desenvolvimento de toda a estrutura do Quiosque do Lugui para ser instalado no ponto comercial locado/adquirido pelo franqueado e, portanto, quase pronto para operar, seguindo posteriormente as etapas propostas pela Franqueadora no cronograma de implantação. Já está incluso o Quiosque e sua instalação, a chopeira exclusiva Special Ice Beer e a primeira compra de insumos para a inauguração.
Instagram: @quiosquedolugui
Fonte: Renata Brito | Fatos&Ideias Comunicação