O uso de copos adequados ao tipo e estilo da cerveja escolhida faz uma ampla diferença no seu consumo, afinal, as características de cada recipiente contribuem para a apresentação e a degustação da bebida, fazendo com que as particularidades sensoriais da cerveja sejam evidenciados com maior facilidade. Caso você não saiba quais os tipos de copos e taças ideais para cada estilo de cerveja, continue lendo o artigo para entender essas diferenciações.
12 recipientes de cerveja
1- Copo americano
É o tradicional “copo de boteco”. Possui em média 190 ml e é ideal para cervejas leves, tais como as American Lager e Pilsen. Atende bem em qualquer dia que você desejar reunir os amigos para beber cerveja sem a intenção de se atentar aos aromas e sabores.
2- Copo pilsen ou pilsner
Possui formato estreito e alongado, útil para receber cervejas do estilo American Lager e Pilsner – por não possuírem aromas tão evidentes, esse tipo de copo é vantajoso para facilitar a captação dessas notas.
3- Copo lager
É o famoso “copo de chope”, conhecido em bares e choperias. Sua cintura fina permite uma melhor visualização das bolhas de gás que escorrem pelo vidro, e seu formato mais fino no fundo do copo contribui para manter a espuma, ou seja, para quem curte o colarinho, este é o copo ideal. Além disso, ele também serve bem cervejas Pilsen, American Lager e Light Lager.
4- Copo caldereta
Versátil e indispensável para quebrar um galho, este copo serve bem cervejas de diversos estilos – desde Lagers e IPAs até Stout e Porter. Muito visto nas choperias brasileiras, podendo comportar um pouco mais de 300 ml.
5- Copo pint
Tradicional do Reino Unido, comporta em média 568 ml, enquanto sua versão estadunidense pode receber em média 473 ml. Popular nos pubs europeus, este copo possui uma base mais estreita e a boca mais larga, sendo utilizado como copo oficial em muitas choperias brasileiras para apreciar cervejas mais encorpadas, como IPAs, Bitters e Stout. Em terras inglesas, seu nome também é considerado uma unidade de medida para pedir cervejas nos bares.
6- Copo tulipa
Com um formato que lembra uma flor, este copo é ótimo para garantir os aromas e estabilizar a espuma. Bastante usado para cervejas mais aromáticas, como Double IPA e Scotch Ale, ele também é tradicionalmente escolhido para receber cervejas belgas, como Lambic, Saison, Flanders, Gueze, entre outras.
7- Copo tumbler
Normalmente utilizado por restaurantes para servir refrigerantes e chás, este copo também é uma ótima opção para o consumo de cervejas do estilo Witbier. Sendo um copo pesado, seu design não apresenta alça, mas seu formato é bastante largo.
8- Copo snifter
Com bojo largo e a boca mais estreita, este copo retêm a espuma e concentra os aromas de cervejas mais complexas, como a Imperial Stout e a Barley Wine.
9- Caneca
As canecas são perfeitas para receber cervejas leves e fáceis de beber. Seu uso sempre foi muito comum em festivais de cerveja e na Oktoberfest, sendo uma opção excelente para servir chopes, cervejas vendidas na pressão e os estilos Pilsen, Bitter, Helles, Marzen e Vienna Lager.
10- Cálice (ou Goblet)
Com haste comprida e boca larga, os cálices possuem um design que contribui para a manutenção da espuma da cerveja, além de deixar os aromas mais perceptíveis. Na Bélgica, por exemplo, servem muitas cervejas Trapistas e de Abadia, sendo chamado como Goblet.
11- Taça weizen
Com boca larga para comportar melhor o colarinho das espumas das cervejas de trigo, esta taça pode receber até 500 ml da bebida, ou seja, meio litro só de cerveja. Seu uso é “exclusivo” para cervejas de trigo como Weizen, Weiss, Weissdunkel e Weissbock.
12- Taça flauta (flute)
Com boca bem fechada, esta taça evita que se perca muita carbonatação. Sua longa haste evita que a cerveja esquente rapidamente, sendo ideal para cervejas bem delicadas, como as que são submetidas ao processo de champenoise.
Vale lembrar que não para por aí! Estes são os copos, taças e canecas mais comuns e tradicionais do mundo cervejeiro, mas existem muitos outros modelos sendo lançados ao longo do tempo.
Dicas úteis e curiosidades
É importante ressaltar que, para que o recipiente escolhido possa exercer bem sua função, ele deve estar limpo suficientemente e, se possível, lavado à mão com detergente neutro e secado naturalmente para não atrair os resíduos e pequenos pelos dos panos.
Por fim, lembre-se de jamais retirar os copos do escorredor e servir logo em seguida – assim como eles não podem estar gelados, pois o contato da cerveja com a baixa temperatura do copo produz condensação que diluirá a bebida, alterando seu sabor e outras características. Os recipientes de cerveja devem estar sempre na temperatura ambiente para servir a bebida.