A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo há muitas décadas, principalmente no Brasil – seja no almoço de família, no happy hour da empresa ou no momento de torcer pelo time de coração em uma partida de futebol, a “gelada” está sempre presente.
E, por conta dos diferentes ingredientes que juntos fazem da cerveja uma paixão de tantos cervejeiros ao redor do planeta, a bebida promove inúmeros benefícios à saúde, de acordo com pesquisadores e cientistas. Confira a seguir dez das principais vantagens que a cerveja pode apresentar, a partir do seu consumo moderado, para as pessoas.
1- Reduz os riscos de doenças cardiovasculares e derrame
Centenas de estudos demonstraram que a cerveja pode reduzir o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular, caso consumida moderadamente, em até 40%. Isso porque os níveis de HDL – conhecido como “colesterol bom” – podem ser elevados por meio do consumo de um a dois copos diários, contribuindo para a prevenção do entupimento das artérias. Esse aumento de HDL também é importante para prevenir a ocorrência de derrame isquêmico, diminuindo a agregação plaquetária e a atividade fibrinolítica.
2- Reduz os riscos de diabetes
Diversos pesquisadores de todo o mundo apontaram que o álcool é um dos responsáveis por elevar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis glicêmicos, colaborando para a proteção do organismo contra a diabetes.
3- Diminui o estresse e aumenta a fertilidade masculina
Sim, bastam alguns goles de cerveja e qualquer pessoa passa a se sentir mais calma e relaxada. Mas isso também é comprovado por pesquisas científicas. De acordo com o Instituto de Ciências da Faculdade de Medicina Clínica Alemã, em pesquisa publicada em 2009, a cerveja é responsável por diminuir o estresse oxidativo, por conta do seu potencial antioxidante.
E segundo uma pesquisa publicada pelo Portal Dailymail, os homens que introduzem moderadamente o consumo de cerveja no dia a dia aumentam a produção de espermatozoides em até 50%, acarretando uma maior fertilidade a eles. Isso se dá graças à redução do estresse, que interfere direta e ativamente na produção destas células reprodutivas masculinas.
4- Promove uma boa noite de sono
Segundo uma pesquisa da Universidade de Extremadura, na Espanha, o lúpulo da cerveja aumenta a atividade do neurotransmissor que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, além dos efeitos dos compostos ácido nicotínico e lactoflavina. O resultado disso tudo? Menos noites em claro, ou seja, você poderá dormir muito melhor ao consumir em média dois copos de cerveja no jantar.
5- Reduz os riscos de desenvolver câncer
Outro benefício do lúpulo na cerveja é a presença do xantohumol, um composto natural encontrado na planta do lúpulo. Por meio dele, o crescimento celular é inibido e a apoptose na leucemia – e em vários tipos de câncer, tais como câncer de mama, próstata e cólon – é induzida.
Um estudo recente indicou que o composto do lúpulo possui efeitos anti-proliferativos, anti-metastáticos e pró-apópticos nas células do câncer de mama, ou seja, o xantohumol pode ser um candidato quimiopreventivo promissor para o tratamento do câncer de mama.
6- Aumenta a imunidade do organismo
De acordo com um estudo divulgado pela revista científica Annals of Nutrition and Metabolism, o levedo presente na cerveja é capaz de ativar um grupo de células de defesa do organismo: os macrófagos. Na prática, isso eleva a imunidade do organismo humano, sendo este um fator fundamental para evitar diversos problemas de saúde por infecção.
7- Otimiza a saúde cerebral e evita o Mal de Alzheimer
De acordo com estudos do Jornal of Agricultural and Food Chemistry, consumir uma lata de cerveja diariamente, junto a uma dieta equilibrada, pode gerar uma prevenção de doenças como a demência senil e o Mal de Alzheimer. A explicação disso? A cerveja é rica em antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento celular, além de o silício da bebida auxiliar na proteção do cérebro contra malefícios causados por alumínio no corpo – que é uma das causas de ocorrência da doença.
Além disso, segundo um grupo de cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, essa prevenção do desenvolvimento de Alzheimer e doenças semelhantes é considerável: quem bebe cerveja moderadamente estaria apresentando um risco 23% menor em relação às pessoas que nunca consomem a bebida.
8- Proporciona ossos mais fortes
Um estudo americano publicado na revista Journal of the Science of Food and Agriculture comprovou que a concentração de silício faz com que a cerveja contribua para a melhora da densidade óssea, fortalecendo a estrutura corporal.
Essa substância é encontrada no grão da cevada, sendo mais abundante em cervejas dos tipos ale e lagers, enquanto sua concentração é comprometida nas cervejas escuras em decorrência do processo de torrefação.
9- Evita pedra nos rins
Segundo um estudo finlandês, a cerveja é uma bebida que pode reduzir em 40% os riscos do desenvolvimento de pedras nos rins. Contudo, é necessário que o consumo seja moderado para que estes benefícios possam ser obtidos, visto que o consumo em excesso pode agravar o quadro.
10- Não engorda tanto assim…
O consumo moderado de cerveja não deve apresentar um aumento significativo de barriga, como dito por muitos. O que ocorre é que a bebida possui menos calorias do que muitos outros produtos de consumo do cotidiano, como suco de laranja e lanches de hambúrguer.
Em contrapartida, a cerveja pode engordar, sim, mas isso ocorre quando ela é consumida em excesso, ao mesmo tempo que a quantidade de calorias ingeridas não é o suficiente para manter o corpo em forma. Conforme apurado aqui na Revista Brutus, o melhor a fazer para não engordar é saber o que está consumindo, e balancear isso no cotidiano. O segredo está na forma como você lida com a manutenção das suas calorias, e não na retirada da cerveja da sua vida, afinal, o consumo moderado de cerveja aliado a uma dieta adequada certamente não lhe fará engordar.
Vale ressaltar que, para garantir que sejam obtidos os benefícios citados no artigo, é preciso evitar os consumos em excesso da cerveja. Como é uma bebida alcoólica, a cerveja, se consumida sem a devida moderação, traz vários riscos à saúde. Portanto, não exagere! Consuma conscientemente para evitar os malefícios e aproveitar os benefícios que a cerveja pode lhe proporcionar. Por fim, o consumo de cerveja e outras bebidas alcóolicas é proibida para menores de 18 anos.