A barba é um detalhe do corpo masculino que sempre foi muito desejada por muitos homens, e até mesmo adolescentes que não possuem idade o suficiente para isso. Aqueles que conseguem permitir que seus pelos faciais cresçam em grandes proporções acabam, inclusive, exibindo suas barbas com orgulho. Contudo, não são todos que conseguem ter barbas grandes ou charmosas.

De acordo com o site Your Hormones, o DHT (ou hidrotestosterona) é “um hormônio com ações androgênicas poderosas, que permite que o corpo amadureça durante a puberdade”. Dessa forma, esse hormônio se torna responsável por diversas características físicas de homens adultos. Porém, não é a falta desse hormônio que faz com que muitos homens não possam ser contemplados com barbas cheias e sem falhas.

O DHT é uma forma modificada e mais ativa da testosterona”, explica Joshua Zeichner, Diretor de Pesquisa Clínica e Cosmética em Dermatologia, à revista Men’s Health. “No corpo, a testosterona é transformada em DHT, que tem efeitos mais fortes do que a testosterona propriamente dita”, finaliza.

Por outro lado, o DHT não é o único responsável, visto que a genética possui uma grande influência nesta questão dos pelos faciais. A genética faz com que cada corpo responda à testosterona de uma maneira diferente — é como se o hormônio recebesse um “empurrãozinho” dela para proporcionar a tão desejada barba.

Vale salientar que a grande maioria dos homens possui o mesmo nível do hormônio, desmentindo a “fala” de muitos sobre a falta de barba estar associada com a falta de hormônio. Você pode estar rico em testosterona, mas de nada valerá se ela não for convertida em DHT da forma ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *