Como é de conhecimento no mundo das tattoos, a tatuagem é basicamente a aplicação de pigmentos/tinta na pele por meio da utilização de uma máquina. Essa máquina possui uma agulha que, por sua vez, perfura a pele humana para inserir o pigmento.
Quando se pensa em tatuar algo no corpo, sempre surge o medo de que o processo possa doer, certo? Para que a tatuagem seja feita completamente, infelizmente a dor estará presente. Contudo, com o devido conhecimento e a utilização de alguns truques, é possível amenizar consideravelmente a agonia e a tensão no decorrer da sessão.
Regiões do corpo para tatuar
Pelo fato de a pele variar de pessoa para pessoa, de idade para idade, entre outros fatores, é normal que a dor gerada durante a sessão de tatuagem tenha diferentes intensidades entre um cliente e outro, além da própria experiência do tatuador. No entanto, é possível definir as regiões do corpo que possuem maior nível de aflição e dor e, por conta disso, reunimos uma lista com filtro do menor para o maior:
Nível baixo de dor:
- Lateral do bíceps
- Lateral da coxa
- Frente dos ombros
- Antebraços
- Glúteos
- Panturrilhas
- Frente das coxas
Nível médio de dor:
- Cabeça e rosto
- Pescoço
- Clavícula
- Cotovelos
- Mãos
- Joelhos
- Interior das coxas
- Pés
Nível alto de dor:
- Costelas
- Quadril
- Interior de axilas, joelhos e cotovelos
- Virilha, genitais e mamilos
- Lábios
Vale ressaltar que as mulheres costumam ficar mais sensíveis à dor durante o período de menstruação e, por essa razão, é recomendável evitar a realização de tatuagens alguns dias antes até alguns depois desse período.
Como lidar com a dor durante a sessão de tatuagem?
A primeira dica é, sem dúvidas, acalmar-se. Por mais clichê que seja, é muito importante para a sua experiência no estúdio dar uma relaxada antes e durante a sessão de tatuagem. Para isso, inspire o ar bem fundo por alguns segundos e expire aos poucos — repita esse processo por alguns momentos até se sentir mais relaxado. Também é válido perguntar antes para o tatuador se é permitido colocar som no ambiente. Caso seja permitido, leve seu celular e uma caixinha de som ou fone de ouvido para ouvir suas músicas preferidas que lhe ajudem a relaxar no decorrer dos procedimentos.
Outra dica é colocar-se de modo mais confortável — quanto mais confortável possível, melhor. Dessa forma, beba alguns copos d’água para hidratar-se e alimente-se adequadamente. Além disso, utilize roupas confortáveis que não gerem incômodos ao permanecer por muito tempo em uma mesma posição.
Por fim, movimente-se o menos possível, porém, não se esqueça de controlar a respiração e expirar o ar ao longo dos períodos mais dolorosos. Desse modo, é possível deixar a sessão mais suportável, tornando a dor menos intensa mesmo sem se contorcer e realizar movimentos inesperados nos momentos mais doloridos — para não atrapalhar o artista e fazê-lo errar os detalhes do desenho.
Caso saiba de alguém que esteja pensando em fazer uma tatuagem, compartilhe esse artigo com a pessoa para que ela descubra os locais que geram mais dor no momento de tatuar e possa se preparar para suportá-la.