No universo cervejeiro, é muito comum a utilização de siglas e nomenclaturas para técnicas, identificações e outras finalidades — que influenciam diretamente nos sabores e na qualidade da bebida. No entanto, boa parte dos amantes da cerveja não sabe o significado desses termos, que são encontrados com frequência em latas e garrafas.
Para desvendar as diversas informações estampadas nas embalagens da bebida, o mestre cervejeiro Alexandre Vaz, da Cervejaria Ashby, explica o significado de algumas siglas muito importantes:
- IBU
No mercado cervejeiro, a unidade internacional de amargor é chamada de IBU (International Bitterness Unit). Quanto maior IBU, maior o amargor da bebida — ou o lúpulo, que é o principal responsável pelo amargor de uma cerveja e contrabalanceia o extremo dulçor do malte.
- SRM
O SRM (Standard Reference Method) é uma escala muito utilizada para a identificar a cor da cerveja. Há uma grande variedade de tipos de malte que se diferenciam apenas no grau de torra, sendo os maiores responsáveis pela determinação da cor da bebida. Além disso, ela também revela o malte utilizado e o seu grau de torrefação, que interfere na cor e no sabor do produto e está ligado diretamente à definição do estilo da cerveja.
- ABV
É necessário que toda bebida apresente essa informação em seu rótulo. Dessa forma, é de alta importância que ela seja verificada, principalmente para quem sempre busca opções de bebidas com um menor teor alcóolico. ABV significa, em tradução literal, “Álcool por Volume”, sendo adotada internacionalmente para informar o percentual em volume da quantidade de álcool em uma bebida.
- OG
OG significa “Original Gravity” (Densidade Inicial), definindo a quantidade de açúcares iniciais que a cerveja contém. Ela também é a prova de que a brassagem foi realizada corretamente e houve uma total conversão do amido em açúcares. Vale ressaltar que a sua medida é feita após o resfriamento da cerveja, antes do processo de levedura.
- FG
Para descobrir se a fermentação da cerveja foi finalizada, é necessária a avaliação da Densidade Final (Final Gravity). Ela indica a quantidade de açúcares iniciais convertidos em álcool por meio do processo de fermentação. Seu processo é realizado antes da maturação da cerveja, no final da fermentação.
- AA%
Essa sigla significa “Alfa Ácidos” e indica o poder de amargor do próprio lúpulo. Esse índice pode variar de 2,5 a 18AA% e, quanto maior for o número, maior será o amargor e o lúpulo da cerveja.
Sobre a Ashby
No ano de 1992, o americano Scott Ashby chegou ao Brasil e, no ano seguinte, decidiu montar a primeira Micro Cervejaria do país. Com a finalidade de trazer ao Brasil o conceito de cervejas especiais dos EUA, o cervejeiro pensou em montar uma fábrica na cidade paulista de Amparo, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação se tornou altamente relevante. Por essa razão, Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações, tendo em vista que as águas de Amparo conservam a pureza que brota da terra e possuem um excelente equilíbrio entre sais e minerais — tornando-as perfeitas para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Fonte: Renato Lopes | Notícia Expressa