Se deseja que sua barbearia se destaque dos concorrentes e cresça no mercado, é necessário se atentar para alguns fatores que são imprescindíveis para atrair e fidelizar novos clientes. Como um serviço que não para de crescer, o segmento de barbearias se tornou uma tendência que atende à grande demanda de homens cada vez mais preocupados com a aparência.
Ainda que seja um local em que o principal objetivo é o tratamento estético masculino, esses estabelecimentos vêm se tornando pontos de encontro entre amigos, onde ocorrem interações e conversas, entre outras possibilidades. Por essa razão, as barbearias criaram novos costumes para receber esse público que gera retorno e contribui para o crescimento do local.
Para ajudar a obter um maior sucesso nesse mercado, listamos algumas dicas consideradas primordiais.
1- Comece aprendendo empreendedorismo
Independente do mercado ou segmento, é sempre válido realçar a importância da utilização das técnicas do empreendedorismo. Estudar, fazer cursos, ler, aprender e aperfeiçoar-se nas áreas de gestão e marketing é um grande diferencial, podendo ajudar a superar inúmeras dificuldades do dia a dia do empreendedor.
2- Tenha conhecimento do seu público
O público-alvo de sua barbearia pode variar de acordo com alguns pontos, como a localização, influenciando diretamente nos estilos de clientes recebidos no salão. Os estilos mais requisitados na região do estabelecimento devem ser observados, podendo atribuir um maior foco a eles para os atendimentos.
Em uma região periférica, por exemplo, cortes de cabelo mais sofisticados podem ser menos escolhidos pelo público. Do mesmo modo, o contrário também pode acontecer, ou seja, uma barbearia situada em um bairro de classe alta pode receber menos pedidos de cortes nos estilos informais.
Contudo, isso não significa deixar de atender aos outros públicos menos frequentes, é importante investir em atendimento de qualidade para todos os estilos e gostos.
3- Não deixe de fora as tendências do mercado
Manter um olho na concorrência não significa copiar seus negócios, mas observar o que barbeiros de sucesso estão fazendo e que possa agregar valor à sua barbearia. Isso ajudará a revisar algumas técnicas e abordagens para criar seu próprio estilo de atuação no segmento.
Levando em consideração que o mercado da beleza é bastante movimentado pelas tendências, o empreendedor do nicho de barbearias também deve ficar atento para os cortes e penteados que estão no gosto do público.
4- Invista na estética e interações do estabelecimento
Ao contrário de salões de beleza, onde geralmente há um investimento mais centrado em decorações modernas, muitas barbearias têm apostado no visual rústico e tradicional, relembrando a estética do início do século XX.
Ninguém gostaria de ter seu cabelo e sua barba aparados em um local com visual desagradável. Por conta disso, é interessante instalar mobílias confortáveis e aplicar papéis de parede e outros itens de decoração e acabamento que ajudem a barbearia a se destacar.
Outro grande diferencial é oferecer mesas de sinuca e até videogames para os frequentadores do local, de modo que tenham uma experiência mais agradável e descontraída, em especial o público mais jovem. Abuse da criatividade e não se esqueça de realizar uma pesquisa — pergunte aos clientes o que eles gostariam que tivesse em sua barbearia para descontrair e sair do simplismo.
5- Certifique-se de oferecer o melhor atendimento
Um ponto-chave para obter a fidelização de novos clientes é o atendimento. Todo mundo gosta de ser bem atendido, independente do local ou das circunstâncias — e como as primeiras impressões acabam sendo gravadas na mente, é essencial que elas sejam positivas para os visitantes.
Oferecer serviços de ponta é muito importante, mas não é o suficiente para obter um maior sucesso no mercado, afinal, na área da beleza o atendimento é um dos pilares de gestão que mais deve ser priorizado. É necessário promover simpatia, cuidado e dedicação por parte dos profissionais do empreendimento — tanto por parte dos recepcionistas quanto dos barbeiros.
6- Tenha profissionais de melhor qualidade
A equipe de profissionais que trabalham em uma barbearia possui uma alta importância para a obtenção do sucesso desejado. Em empresas de diversos ramos, como o de beleza e estética, a falta de profissionais preparados para exercer a profissão é um grande problema. Por esse motivo, é preciso realizar rigorosamente a seleção de candidatos para os serviços de barbearia e recepção, dando prioridade àqueles que possuam maior capacitação.
Ao contar com uma equipe de barbeiros qualificados, é aconselhável tentar estabelecer um bom entrosamento entre eles, afinal, a boa convivência entre si será refletida diretamente na qualidade do serviço e do atendimento. Para isso, dê um foco também na motivação dos profissionais, além de cobrar resultados e elogiar trabalhos de qualidade.
Vale ressaltar que elevar a produtividade da equipe também é um fator fundamental, visto que contribui para um melhor desempenho de cada profissional. Como solução, uma cafeteira é uma forma viável para ajudar os barbeiros a superar os longos dias de trabalho, bem como aumentar a experiência dos clientes.
7- A praticidade e a organização são cruciais
O agendamento on-line de clientes possui diversos benefícios que ajudam de forma eficiente os administradores de barbearias na parte de organização. Ganhando cada vez mais usuários, esses softwares de gestão são desenvolvidos para oferecer, além do agendamento de clientes, diversos recursos de organização, administração e até mesmo controle de finanças.
A possibilidade de horários marcados é destinada, principalmente, para aqueles que não possuem tempo ou não gostam de aguardar filas e interagir com outros clientes no salão. E, por meio da internet, esse recurso se torna ainda mais prático e fácil para o administrador da barbearia e o cliente.
8- Não se esqueça do investimento em divulgação
Com o aumento constante das redes sociais e da utilização da internet para a divulgação de produtos e serviços, esse tópico não poderia estar de fora do artigo. Manter forte presença na mídia social é uma estratégia recomendada e bastante funcional na atualidade.
Assim como as informações básicas do estabelecimento, fotos e vídeos sobre a barbearia também devem ser publicados no Facebook e no Instagram, promovendo um maior número de visualizações por meio dos engajamentos — como curtidas, comentários e compartilhamentos.
Além de criar uma conta para o salão em todas as redes sociais de relevância, e realizar atualizações constantes com fotos e vídeos dos trabalhos feitos no local, a velha tática de distribuir cartões de visita criativos e adesivos também não pode ser descartada.
É cada vez mais comum que as pessoas busquem na internet pela avaliação popular de estabelecimentos de inúmeros ramos e, por conta disso, sua barbearia deve apresentar boas análises de clientes já atendidos. Portanto, incentive eles a fazer avaliações on-line positivas de seu salão no Facebook e no Google.
Valeu Abdiel, agradecemos seu cometário. Feliz 2024!!!
Otimo artigo! Eu gosto muito da profissão de barbeiro, ter uma barbearia